Início Notícias Governo de Pernambuco omite dados de Covid-19

Governo de Pernambuco omite dados de Covid-19

565
Foto: Reprodução

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog do Magno Martins

Enquanto Pernambuco chega a 1.516 mortes por Covid-19, o Governo do Estado opta por esconder a localização de mais da metade dos casos da doença.

No boletim diário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) decidiu omitir números detalhados sobre os casos leves da doença. A medida dificulta o combate ao novo coronavírus e pode custar mais vidas.

Até agora há a confirmação de 19.452 casos de Covid-19 em Pernambuco. Destes, 9.749 são de pacientes com sintomas leves, representando mais de 50% dos doentes. No entanto, não sabemos onde essas pessoas estão. É importante levar em conta que assintomáticos também transmitem a enfermidade.

Sobre os 185 municípios pernambucanos, o Governo Paulo Câmara só tem divulgado números aprofundados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – os pacientes em estado grave –, deixando fora os quadros leves da Covid-19.

No Recife, por exemplo, o Governo informou, no último sábado (16), que há 4.566 casos de SRAG, como é possível ver na imagem abaixo.

Porém, a capital pernambucana tem 9.413 doentes confirmados, como atesta a plataforma Brasil.IO. Ou seja, há 4.847 casos não registrados no boletim da Secretaria de Saúde.

Paulo Veras colabora com o Brasil.IO e alerta sobre os danos causados pela omissão de dados. “Em Jaboatão dos Guararapes são 711 casos a mais. Só Olinda tem mais 776 casos de Covid em relação ao que a SES-PE reporta. Já em Paulista, a diferença é de 559. Camaragibe, por sua vez, apresenta 223 pessoas infectadas a mais do que publica a SES. Nesse momento, a falta de transparência custa vidas”, atenta o também embaixador de inovação cívica da Open Knowledge Brasil.

Nossa reportagem procurou o Governo de Estado para obter uma posição oficial a respeito da ausência de dados detalhados sobre pacientes com quadro leve de Covid-19, mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here