Início Notícias Governo de Pernambuco amplia rede de Escolas em Tempo Integral; Ipubi na...

Governo de Pernambuco amplia rede de Escolas em Tempo Integral; Ipubi na lista

870
Serão implantadas 25 novas unidades de ensino ofertando a modalidade; além das Escolas de Referência, expansão contará com uma nova Escola Técnica Estadual

Foto: divulgação

Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, anunciou nesta terça-feira (3) a expansão da rede de Escolas em Tempo Integral. Serão implantadas 25 novas unidades de ensino ofertando o regime integral, sendo 24 Escolas de Referência e uma Escola Técnica Estadual (ETE). Pernambuco, que já possui a maior rede de escolas em tempo integral do Brasil, passa a contar, em 2020, com 437 unidades nessa modalidade.

Com as novas unidades, a Rede Pública Estadual contabilizará 392 Escolas de Referência e 45 Escolas Técnicas Estaduais, beneficiando cerca de 200 mil estudantes. Hoje, 57% das vagas ofertadas no primeiro ano do Ensino Médio são atendidas por unidades de regime integral. Com a expansão, Pernambuco irá ofertar 62% das vagas (acréscimo de 5%) em unidades nesta modalidade. Este número, inclusive, faz com que o Estado continue acima da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2024.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, a escola em tempo integral tem como maior objetivo ofertar algo que vá além do ensino tradicional. “O nosso trabalho é oferecer um ensino integral, que consiste em uma educação mais ampla, que se preocupa com a formação do estudante não apenas para a universidade e para o mercado de trabalho, mas especificamente para a vida no conjunto de habilidades que ele desempenha. Então, os nossos estudantes não só concluem o ensino médio, mas conseguem melhorar efetivamente seu desempenho e concluir esta etapa de uma forma diferenciada”, destacou Amancio.

Pernambuco apostará novamente em unidades de ensino que ofertam o regime integral, tanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental como para o Ensino Médio. Serão 9 escolas oferecendo ensino em Tempo Integral em dois turnos, um para cada etapa de ensino. Com as novas unidades neste formato, a Rede Pública Estadual totalizará, em 2020, 13 escolas integrais funcionando em dois turnos para estas duas etapas de ensino.

Do total das novas escolas implantadas, 16 unidades ofertarão o Ensino Médio em Tempo Integral, incluindo uma nova Escola Técnica Estadual no Recife. Essas escolas serão distribuídas em três modelos diferentes: Ensino Médio Integral com 45 horas semanais; Ensino Médio Integral com 35 horas semanais; e Ensino Médio Integral com dois turnos de 35 horas semanais.

As Escolas em Tempo Integral de dois turnos, que funcionam das 7h às 14h (primeiro turno) e das 14h30 às 20h30 (segundo turno), além de oferecer mais vagas, permitem ao estudante escolher o melhor horário para os estudos. Ampliar esta rede é garantir uma educação integral mais acessível a todos.

“Eu fico muito satisfeito em olhar para trajetória da educação em Pernambuco. Quando começamos tudo isso, lá em 2007, poucos acreditaram que o nosso Estado, por possuir um nível educacional tão ruim, pudesse melhorar e chegar a patamares de referência nacional. Hoje, Pernambuco apresenta resultados bastante positivos, mas a gente sabe que ainda temos muito para fazer. Nosso foco em melhorar cada vez mais a educação vai continuar e a gente conta também com o apoio do parlamento, das prefeituras, das secretarias e, principalmente, gestores, professores e estudantes, além da comunidade escolar. A presença de todos estes personagens é fundamental para continuarmos avançando”, frisou o governador do Estado, Paulo Câmara.

Modelo Integral – A Educação Integral em Pernambuco tornou-se Política Pública de Estado em 2008, por Lei Complementar Estadual. O modelo fundamenta-se na concepção da educação interdimensional, como espaço privilegiado do exercício da cidadania e o protagonismo juvenil e do desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes como estratégia imprescindível para a formação do jovem autônomo, competente, solidário e produtivo. Desse modo, ao concluir o ensino médio nas escolas de Educação Integral, o jovem estará mais preparado para a continuidade da vida acadêmica, da formação profissional ou para o mundo do trabalho.

A educação interdimensional compreende ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade. A proposta da Educação Interdimensional também foi associada a premissas do referencial de gestão que trata do planejamento estratégico aplicado às escolas que compõem o Programa de Educação Integral.

Ensino Técnico – A Escola Dom Bosco, no Recife, será transformada em Escola Técnica Estadual (ETE). Esta será a 45ª unidade de ensino a ofertar ensino técnico no Estado de Pernambuco. A ETE Dom Bosco funcionará no modelo de educação integral e oferecerá dois novos cursos: Técnico em Marketing, do eixo Gestão e Negócios, e Técnico em Publicidade, do Eixo de Produção Cultural e Design. A rede de escolas técnicas atende a cerca de 26 mil estudantes nos polos presenciais e mais de 30 mil nos polos a distância.

AS 25 NOVAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL 2020

Escola Sylvio Rabelo – Recife
Escola Governador Barbosa Lima – Recife
Escola Dom Bosco – Recife (ETE)
Escola Professora Inalda Spinelli – Recife
Escola Gercino de Pontes – Recife
Escola Áurea de Moura Cavalcanti – Olinda
Escola Clídio de Lima Nigro – Olinda
Escola Polivalente de Abreu e Lima – Abreu e Lima
Escola Senador José Ermírio de Moraes – Itapissuma
Escola Francisco de Paula – Camaragibe
Escola Emídio Cavalcanti de Albuquerque – Cabo de Santo Agostinho
Escola Frei Jaboatão – Jaboatão dos Guararapes
Escola Professor Mário Sette – Caruaru
Escola Professora Adélia Leal Ferreira – Caruaru
Escola Doutor Pedro Afonso de Medeiros – Palmares
Escola Barra de Sirinhaém – Sirinhaém
Escola Metódio de Godoy – Serra Talhada
Escola Gênifa Felisbela – Ipubi (distrito de Serrolândia)
Escola Júlia Gomes – Tacaratu (distrito de Caraibeiras)
Escola Estadual Cristo Rei – Pesqueira
Escola Senador Paulo Guerra – Cabrobó
Escola Antônio Padilha – Petrolina
Escola Agrícola de Umãs – Salgueiro (distrito de Umãs)
Escola Napoleão Araújo – São José do Belmonte (distrito de Bom Nome)
Escola Ana Faustina – Surubim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here