Início Notícias Governador discute com bispos a crise na segurança de Pernambuco

Governador discute com bispos a crise na segurança de Pernambuco

753

Câmara explicou as medidas que estão sendo executadas, ouviu as sugestões dos religiosos – a maior parte delas relacionadas com as pastorais carcerárias.

SEI / Foto: Roberto Pereira

O governador Paulo Câmara reuniu-se nesta terça-feira (16) com bispos da Igreja Católica para discutir a crise na segurança no Estado de Pernambuco.

Ele explicou as medidas que estão sendo executadas, ouviu as sugestões dos religiosos – a maior parte delas relacionadas com as pastorais carcerárias – e discutiu iniciativas preventivas e de assistência social em parceria com a instituição.

A reunião ocorreu na sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Nordeste 2, no bairro da Boa Vista, no Recife.

“Uma reunião importante, esclarecedora, onde nós colocamos com muita transparência a situação da segurança pública em Pernambuco. Apresentamos as ações do ‘Pacto pela Vida’, os investimentos que estão sendo feitos e tudo o que está sendo realizado em nosso Estado para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador.

Segundo ele, “os bispos, que estão muito próximo das comunidades, apresentaram sugestões importantes na questão na educação dentro dos presídios, da ressocialização e da empregabilidade. Foi um debate muito produtivo que, com certeza, vai aperfeiçoar as nossas atividades”, acrescentou.

Entre as ações do “Plano Prisional” apresentadas aos religiosos, Câmara destacou a construção de sete presídios no Complexo de Araçoiaba, a retomada das obras de outras duas unidades em Itaquitinga, a renovação da frota de veículos e equipamentos de segurança realizada no último mês de março e a contratação de profissionais de diversas áreas para atuar no sistema.

Após ouvir a explanação do governador, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, agradeceu a presença dele no local e elogiou as iniciativas do Governo do Estado para enfrentar a questão da criminalidade.

“As pastorais carcerárias têm sua presença em todas as regiões do Estado e buscam sempre ajudar”, disse o arcebispo.

Além de Dom Fernando Saburido, estiveram presentes à reunião o seu bispo auxiliar Dom Antônio Tourinho e os bispos Dom Bernardino Merchió (Caruaru), Dom Lucena (Nazaré da Mata), Dom Severino (emérito de Nazaré da Mata), Dom José Luiz (Pesqueira), Dom Egídio Bisol (Afogados da Ingazeira), Dom Paulo Jackson (Garanhuns), Dom Magnus (Salgueiro) e Dom Gabriel (Floresta).

Acompanharam o governador os secretários estaduais Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) e Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here