Início Notícias Fidel Castro volta ao berço de sua revolução para um último adeus

Fidel Castro volta ao berço de sua revolução para um último adeus

566
alt

altO funeral de Fidel será realizado sem a presença de câmeras de meios de comunicação estrangeiros.

Da AFP / Foto: AFP

As cinzas de Fidel Castro terminam neste sábado seu percurso através de Cuba na cidade de Santiago, o berço de sua revolução, para uma grande cerimônia antes de seu funeral no domingo.

A urna de cedro coberta com uma bandeira cubana saiu de Havana na quarta-feira, transitando durante três dias por estradas repletas de pessoas que gritavam “Eu sou Fidel!”, e fazendo paradas diárias no caminho em direção a Santiago de Cuba, no extremo oriente da ilha.

O presidente Raúl Castro, que assumiu o poder quando seu irmão Fidel ficou doente, em 2006, fará um discurso muito esperado durante a grande homenagem ao líder da revolução cubana na noite deste sábado, na qual estarão presentes dignatários estrangeiros.

Após um período de luto de nove dias, os restos do “Comandante” serão enterrados em uma cerimônia privada no domingo no Cemitério de Santa Ifigênia de Santiago, onde jaz o herói da independência nacional, José Martí.

A morte de Fidel, no dia 25 de novembro aos 90 anos, gerou debates sobre seu legado e sobre o rumo que Cuba pode tomar sem o líder onipresente que a governou por quase meio século.

Há vários dias, o cemitério permanece fechado e trabalhadores se apressam para finalizar os últimos detalhes da cerimônia.

O funeral será realizado sem a presença de câmeras de meios de comunicação estrangeiros.

“Saberemos tomar conta dele e montar guarda como se deve”, disse com orgulho Margarita Aguilera, que aos 54 anos dirige uma loja municipal de distribuição de tabaco. Para ela, Fidel “foi o pai de todos os cubanos e de todos os desamparados do mundo”.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here