Início Notícias FBC é um dos cotados para ser candidato à presidência do Senado...

FBC é um dos cotados para ser candidato à presidência do Senado na sucessão de Alcolumbre

488
Foto: Arquivo Blog do Roberto

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo Bolsonaro no Senado, aparece entre os cotados para a disputa pela presidência do Senado em 1º de fevereiro de 2021, na sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Neste domingo (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou, por maioria de 6 votos a 5, entendimento contrário à possibilidade de reeleição para o comando do Senado. Com isso, a Casa Alta do Legislativo terá um novo presidente no biênio 2021/2022.

Maior bancada do Senado, com 13 parlamentares, o MDB pretende reivindicar o posto e lançar uma candidatura. Entre os nomes cotados estão o dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Gomes (MDB-TO), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Simone Tebet (MDB-MS).

O MDB venceu as disputas pela presidência do Senado de 2001 a 2019, quando foi derrotado na disputa entre Renan Calheiros (MDB-AL) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tem mandato na presidência até 31 de janeiro de 2021.

O objetivo da sigla emedebista é retomar o comando da Casa com a alegação de que tem a maior bancada, um critério informal que foi respeitado pela maioria dos integrantes do Senado no período em que o MDB foi vitorioso nas disputas recentes, exceto 2019, pela presidência do Senado.

Nomes do MDB

O senador Eduardo Braga é líder do MDB no Senado Federal. Na Casa, o partido é próximo ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Os senadores Eduardo Braga e Fernando Bezerra Coelho são líderes do governo no Congresso e no Senado, respectivamente.

Pernambucano, FBC é líder de Bolsonaro e próximo à cúpula nacional do MDB, desde quando entrou no partido em 2017, após saída do PSB. Em Pernambuco, ele faz oposição às gestões do PSB no Recife e no Estado. O senador é líder de um dos mais tradicionais clãs da política de Pernambuco.

Três filhos de Fernando Bezerra Coelho ocupam posições de destaque na política pernambucana.

Miguel Coelho (MDB) foi reeleito prefeito de Petrolina com uma das maiores votações do estado.

Antonio Coelho (DEM) é deputado estadual e líder da oposição ao governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Já Fernando Coelho Filho (DEM) é deputado federal, ex-ministro de Minas e Energia no governo Michel Temer (MDB) e está entre os cotados para a sucessão de Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados.

Fernando Bezerra Coelho também foi líder do governo Michel Temer no Senado entre agosto e dezembro de 2018, na reta final da gestão do emedebista no país.

Antonio Coelho, Fernando Filho, Fernando Bezerra Coelho e Miguel Coelho. Foto: Ivaldo Regis/Divulgação

Por sua vez, a senadora Simone Tebet, também da bancada emedebista, é um nome visto como mais independente na bancada do MDB. Em 2019, ela foi vetada pela bancada do MDB para ser lançada como candidato do partido. Na ocasião, a sigla preferiu lançar Renan Calheiros. Mesmo assim, a parlamentar cogitou se lançar como candidata independente, mas recuou de última hora e apoiou Davi Alcolumbre, que saiu vitorioso na disputa.

Nos bastidores, Tebet poderá, inclusive, ser um nome apoiado por Alcolumbre, tendo em vista o movimento feito há dois anos e com possibilidade de uma “retribuição” por parte do atual presidente do Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here