Início Notícias “Fala Doutora”: Drª Késia tira dúvidas das ouvintes da Arari FM

“Fala Doutora”: Drª Késia tira dúvidas das ouvintes da Arari FM

390
Foto: arquivo Blog do Roberto

O programa Araripina urgente recebeu mais uma vez da a ginecologista Késia Holanda, com sua experiência em saúde da mulher para responder aos questionamentos das ouvintes no quadro ‘Fala Doutora’.

A ouvinte Bia perguntou sobre o seu ciclo menstrual que paralisou depois que ela fez laqueadura, já tem um ano que ela não fica menstruada.

“É normal, veja, umas publicações dizem que sim outras publicações dizem que não é verdade, que o fluxo menstrual pode aumentar e pode diminuir e quando se pensa em ausência de fluxo a gente já pensa numa menopausa ou num desajuste hormonal. Mulheres que tem uma certa obesidade também tem maior dificuldade de menstruar, mulheres que praticam exercício em demasia, aquelas mulheres mais torneadas mais musculosas também tem uma dificuldade maior de menstruar e também de engravidar, então não tem nada comprovado, agora se essa ausência menstrual está por um ano é bom você procurar o médico e conversar um pouquinho com ele, fazer exames de rotina para saber o que foi que aconteceu”, aconselhou a Drª.

A Sueli contou que também está com ausência do fluxo menstrual a mais de um ano será que ainda vai voltar? Ela que já tem de 46 anos está em dúvidas.

“Eu acho que tu entrou na menopausa, é quando a gente chega uma certa idade mais ou menos aos 46 às vezes algumas mulheres lá com 52 outros com 54, varia muito de mulher para mulher, às vezes outras até antes com 32, 34 anos que já é menopausa precoce. Aparentemente você tá encaminhando-se para realmente entrar na menopausa, mas cada situação tem que ser avaliada, a Sueli já tem 46 então já tá mais próximo de 50 anos, e então provável que esteja chegando ao período”, explicou

Em casos como da Sueli se a mulher começar a sentir outras coisas, é bom avaliar, ao sentir fogachos, calorões, irritabilidade, dificuldade para dormir, ansiedade ou falta de paciência, isso identifica uma perimenopausa ou a menopausa propriamente dita, a menopausa fechada, é ideal procurar o médico e fazer os exames hormonais para tentar fechar diagnóstico.

A ouvinte Tamires tem uma filha de 10 anos que já está menstruando, o que fazer neste caso? A mamãe quer saber se é normal menstruar tão cedo.

“Quando a mulher vivia uma menstruação com uma idade um pouco mais mais alta, mas avançada então 17, 18 era no tempo das nossas avós ou bisavós, era realmente mais tarde, hoje em dia as mulheres menstruam um pouco mais cedo, com 12, 11 anos e existe algo chamado puberdade precoce que é o aparecimento de pelos pubianos que a gente chama de pubarca, e a telarca é o aparecimento das mamas e do broto mamário. Como sua filha tem 10 anos, realmente foi um pouco mais cedo, porque a puberdade precoce sinaliza mais cedo em torno de 7 ou 8 anos, se acontecer isso de deve-se ficar ligada, que pode ser uma precoce, no entanto, existem tratamentos medicamentosos com injeção de hormônio para dar uma segurada, e a menina menstruar um pouquinho mais tarde, entre os 6 ou 7 anos anos, esse é um pouco mais raro. Existem formas de tratar, mas se a menina já menstruou com 9 anos 10 anos tudo que você tem que fazer é orientar tua filha conversar e explicar ela o que é menstruação, explicar sobre os pelos pubianos e dar orientações”, disse a médica.

A ginecologista aconselhou às mães a falarem sobre as mudanças para suas meninas, como uso do absorvente e as trocas e depois é sempre bom visitar o ginecologista para fazer exames de rotina, avaliações e visitar o postinho de saúde para iniciar vacinação contra HPV que sempre começa aos 9 anos de idade para as meninas. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here