Início Notícias Em Araripina, Casa dos Ventos apresenta o projeto social do complexo eólico...

Em Araripina, Casa dos Ventos apresenta o projeto social do complexo eólico Ventos de Cícero Procópio

932
alt

alt

“Nós estamos muito felizes pela recepção do prefeito Alexandre Arraes, é o reconhecimento de um trabalho social para todas as famílias que foram impactadas de alguma forma com o projeto”,enfatizou a diretora da Casa dos Ventos Silvana Araripe.

Por Roberto Gonçalves/Foto: Fabiano Alencar

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, apresentou na tarde desta terça-feira (05), na sala de vídeo da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), o projeto social do complexo eólico Ventos do Araripe Cícero Procópio, que começará a ser implantando ainda esse ano na zona rural do município de Araripina, Sertão de Pernambuco.

A reunião contou com presença de autoridades, a exemplo do prefeito Alexandre Arraes, da primeira dama Roberta Arraes que ainda esse ano estará ocupando uma cadeira de deputada estadual na Alepe, além dos secretários Leonardo Batista (Assessoria Técnica), Airton Lage (planejamento), Kalina Ramos Alencar (educação), Cristina Arraes (Meio Ambiente), dentre outros (foto com representantes da Casa dos Ventos).

De acordo com a diretora da Casa dos Ventos, Silvana Araripe, o trabalho que foi apresentado à prefeitura de Araripina foi muito bem recebido.

“Nós estamos muito felizes pela recepção do prefeito Alexandre Arraes, é o reconhecimento de um trabalho social para todas as famílias que foram impactadas de alguma forma com o projeto eólico e nós agora estamos conduzindo um grande projeto social pra atender as necessidades dessas populações”enfatizou a diretora da Casa dos Ventos Silvana Araripe.

Esse projeto da Casa dos Ventos, trata-se do complexo eólico Ventos de Cícero Procópio, localizado no município de Araripina e faz parte de um outro grande conglomerado de parques eólicos que a empresa constrói na Chapada do Araripe. O complexo é formado por cinco parques eólicos que totalizam 142 MW. O empreendimento tem seu início de operação comercial previsto para abril de 2017. 

Responsabilidade social e sustentabilidade em foco 

Para a implantação do complexo eólico Ventos de Cícero Procópio, serão arrendados de produtores rurais, milhares de hectares no municípios de Araripina. Com o arrendamento de terras, modelo que permite que as famílias recebam mensalmente uma quantia calculada a partir da energia gerada, mais de R$ 2 milhões serão pagos anualmente aos moradores locais com propriedades arrendadas para o parque eólico. Além disso, a Casa dos Ventos destinou mais de R$ 4 milhões para investir exclusivamente em projetos sociais que beneficiam as famílias da região. 

Entre essas iniciativas estão a reforma de escolas, construção de quadras poliesportivas, capacitação de gestores públicos e realização de cursos para a geração de emprego e renda. Com o início de operação do complexo eólico Ventos de de Santo Estevão, cerca de 500 mil toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas anualmente na atmosfera, contribuindo para um desenvolvimento sustentável, a partir da geração de energia limpa e renovável. 

Este projeto faz parte de um outro grande conglomerado de parques eólicos que a empresa constrói na Chapada do Araripe. O prefeito de Araripina Alexandre Arraes, enfatiza a importância do projeto para o município que comanda.

“Tudo isso é de grande importância para o município de Araripina, primeiro porque a senhora Silvana Araripe com a sua empresa Centro da Terra, que trabalha em parceria com a Casa dos Ventos, irá implantar esse projeto de alcance social importantíssimo para a região, e nós estamos assegurando o total apoio pensando no bem da comunidade”,afirmou o gestor do município. 

Objetivo: melhorar a qualidade de vida das comunidades mais impactadas, Jatobá 79 residências no entorno dos aerogerafores. Apoiadores: prefeitos, gestores públicos, autoridades relacionadas com os temas trabalhados, Casa dos Ventos e BNDES. Prefeitura – cede terrenos

1- Projetos que gerem engajamentos. Empenho.

2- Atuação sistêmica, estruturaste e sustentável.

3- Projetos não assistencialistas que empoderem e gerem autonomia.

4- Projetos que tratem questões críticas da região.

5- Projetos que envolvam o poder público e o tenha como parceiros.

 

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here