Início Notícias Drª Késia Holanda esclarece dúvidas sobre menopausa, gravidez e ciclo menstrual na...

Drª Késia Holanda esclarece dúvidas sobre menopausa, gravidez e ciclo menstrual na Arari FM; ouça

437
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

O programa Araripina Urgente do Jornalista Roberto Gonçalves na Arari FM, recebeu no “Quadro Fala Doutora” dessa sexta-feira (11), a médica Ginecologista e Obstetra Drª Késia Holanda, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a saúde da mulher.

Caroço na vulva – a vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos, incluindo a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. A respeito disso, a ouvinte Ana Júlia Paz, contou que está com um caroço na vulva e já usou medicamentos. Ela disse que não teve resultados e está preocupada por pois o seu ciclo menstrual está irregular. Neste caso, a doutora explicou que existem vários tipos de caroços como nódulos e cistos e é preciso uma investigação para definir.

“Existem também as verrugas que são chamadas de condilomas, que é o HPV, na verdade tem que ter o diagnóstico de que tipo de nódulo é esse, um olhar médico para poder dizer mas acertivamente”, disse ela.

Os atrasos na menstruação da Ana, a medica explicou que uma dupla menstruação é comum num espaço de 28 dias, no início e final do mês, e preciso saber quando acontece para maiores esclarecimentos, pois pode ser uma menopausa precoce, a menopausa mesmo que chegou ou um desarranjo hormonal.

A ouvinte Maria de Fátima perguntou se na menarca que é a primeira menstruação, que marca o limite entre a infância e a vida adulta, costuma chegar com atrasos.

“Em relação as adolescentes é normal, quando a menina menstrua a primeira e passa uma temporada sem menstruar ou a menstruação vem de forma desorganizada. Mesmo que ela passe uma temporada sem menstruar, eu quero ensinar que quando menstrua ela já estará preparada para uma gestação então bom tomar todos os cuidados”, disse Drª Késia.

A Naiza da Barra em terra Nova no Sertão Central tem 42 no anos e a menstruação atrasou, como fez a laqueadura após uma cesariana há muitos anos, quer saber se pode ou não engravidar.

“Após os 36 anos acontece uma queda muito grande nos hormônios, essa queda faz com que a mulher tenha mais difículdade de engravidar, mas isso não quer dizer que a mulher depois dos 40 anos não tenha possibilidades, tem sim. Em relação à laqueadura, existe um processo cirúrgico que pode reverter e você voltar a engravidar, é preciso fazer exames de hormônios tanto em você quanto no seu esposo para saber se está tudo certinho, sobre estar sem menstruar pode ter sido uma desarmonia”, explicou a médica.

Luciene Cândido da região de Cavalete perguntou se após um tratamento com pomada vaginal é necessário novos exames.

“Depende, em geral não precisa, se for uma candidíase, ou uma vaginite, vaginose, você não precisa fazer novo exame para saber se realmente te tratou, mas existem algumas doenças que são diagnosticadas com a prevenção, o papanicolau ou a citologia oncótica são feitos para tratamentos com uma função específica de poder repetir esse exame de elamina, de prevenção para ver se tratou, são tratamentos que tiveram algo mais chamativos”, respondeu Drª Késia Holanda.

A ginecologista também motivou às mulheres na questão da higiene íntima, assunto que pretender abordar numa outra oportunidade para orientá-as a terem uma vida mais saudável. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here