Início Notícias Dr. Cícero Inácio na Arari FM: Se os dados da OMS estiverem...

Dr. Cícero Inácio na Arari FM: Se os dados da OMS estiverem certos, vem a pergunta: porque lockdown?

647

Segundo a OMS, dados mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da covid-19 possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis

Por Roberto Gonçalves / Foto: arquivo Blog do Roberto

O médico dermatologista, alergologista e imunologista Dr. Cícero Inácio, conversou nesta terça-feira (09) com o comunicador da Arari FM, Roberto Gonçalves, e falou sobre um assunto que chamou a atenção do mundo inteiro nas últimas 24h, que foi a declaração da infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.

A especialista afirmou nesta segunda-feira (08) durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus, que a propagação de covid-19 a partir de pacientes assintomáticos é “muito rara”. Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis.

Baseado na declaração da médica da OMS e provocado pelo radialista Roberto Gonçalves, Dr. Cícero Inácio, opinou. “Foi algo estarrecedor do ponto de vista do que vinha sendo adotado até agora. Se realmente esse estudo estiver certo, vem a pergunta: porque lockdown? Porque fecharam as cidades se as pessoas assintomáticas não transmitem o vírus? Eis então a pergunta que o mundo inteiro quer saber. Se não existe transmissão do vírus dessas pessoas para outras, não há necessidade delas ficarem enclausuradas e aí volta a discussão econômica, por que elas estão aptas a trabalhar”, frisou.

Dr. Cícero Inácio ponderou, porém, que para uma decisão importante como essa ser tomada, é preciso amparo legal dos representantes das áreas política e sanitária do país. “Aí entra o Ministério da Saúde, presidente, governadores, secretários, prefeitos e por aí vai”, ressaltou. Ouça abaixo a entrevista na íntegra:

Voltou atrás

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu no início da tarde desta terça-feira (09), que a transmissão da covid-19 está, sim, ocorrendo a partir de casos assintomáticos da doença, mas ainda não há conclusões sobre a proporção. A entidade decidiu se pronunciar um dia após a diretora técnica da entidade, Maria Van Kerkhove, dizer que a transmissão por pacientes sem sintomas era “muito rara”. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, citou essa fala para defender a flexibilização da quarentena, nesta terça.

A retificação do discurso partiu da própria Van Kerkhove, no início de uma transmissão ao vivo da OMS nas redes sociais para responder a perguntas da população. A líder técnica afirmou que houve um “mal-entendido” a partir de uma resposta na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 8. Segundo a diretora, seu comentário não era uma declaração oficial sobre uma política da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here