Início Notícias Deputada pede suspensão de medicamento chinês

Deputada pede suspensão de medicamento chinês

760

Socorro Pimentel (PSL) voltou a fazer um apelo ao estado para que a distribuição da Leuginase, utilizado no tratamento da Leucemia seja suspensa em PE.

Do Blog do Magno / Foto: reprodução

Em reunião plenária, na última quarta-feira, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) voltou a fazer um apelo ao estado para que a distribuição da Leuginase, medicamento de origem chinesa, que vem sendo utilizado no tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA), seja suspensa em Pernambuco.

A falta de estudos que comprovam a eficácia do produto vindo da China foi tema de uma audiência pública realizada este mês pela Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer, da qual Socorro é relatora.

Durante seu pronunciamento no Plenário, a parlamentar defendeu a retomada do uso da Asparaginase, produzida por laboratórios dos EUA e da Alemanha, usada no Brasil desde a década de 1970 e que tem um nível de eficácia e remissão de até 90%.

Socorro ainda ressaltou que após a audiência, o Ministério Público Federal recomendou que o Ministério da Saúde suspenda a compra do produto chinês e recolha todos os lotes do medicamento.

“Não podemos permitir que nenhuma gota a mais desse medicamento circule nas veias das nossas crianças pernambucanas. Peço que o Governo do Estado, e o secretário de Saúde, Iran Costa, como oncologista, se sensibilizem diante da gravidade do que estamos vivendo. Temos a obrigação de envidar esforços e salvar a vida das nossas crianças. Precisamos salvar essa geração que representa o futuro do nosso estado”, disse.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here