Início Notícias Coordenadora do PNI fala sobre início da vacinação contra gripe em Araripina

Coordenadora do PNI fala sobre início da vacinação contra gripe em Araripina

383
Coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Kely Sislane / Foto: Blog do Roberto

O Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira (12) junto com secretarias estaduais e municipais, a campanha 2021 contra a gripe e já divulga o calendário. O MS explicou que além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus da influenza, a imunização evitará excesso nas unidades de saúde, principalmente em leitos de UTI por causa da pandemia, em virtude de terem sintomas muito parecidos. Em Araripina, a campanha começou atendendo aos grupos prioritários na sede, conforme o Programa nacional de vacinação (PNI), a coordenadora Kely Sislane explicou que haverá uma escala para evitar aglomerações.

“As crianças a partir de 6 meses, gestantes, puérperas e profissionais da saúde serão os primeiros a serem imunizados, os idosos não serão os primeiros este ano, por causa do intervalo de tempo que precisam cumprir após tomar a vacina contra Covid-19”, comunicou.

Sobre a informação de que a vacina pode prevenir complicações por Covid-19 e diminuir a tensão em casos de gripe, Kely Sislane falou da importância que a campanha terá para evitar confusões com sintomas.

“É importante que a gente procure os postos de saúde para se vacinar são somente contra a gripe. O Covid está matando, mas a gente precisa entender que existem outras doenças que também matam e essas outras já tem sua vacina estabelecida há vários anos, que são seguras”, disse ela.

As principais vacinas disponíveis no Brasil são BCG, Hepatite B, Pólio, Tetravalente, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Anti-rábica, Febre amarela, Pentavalente, Vacina Inativada contra Poliomielite e Influenza (gripe). Segundo Sislane a campanha contra gripe pode ser prorrogada, ela também é enviada para estados e municípios por lotes, que são bem maiores do que os da Covid. Para ela, isso é um diferencial que facilita e traz melhor resultado.

Sobre o atendimento nos postos, a Secretaria Municipal comunicou que as pessoas devem priorizar o posto de saúde de sua área, para evitar aglomerações as pessoas devem agendar seu dia, também que no dia da vacinação contra Covid-19, o atendimento para outra campanhas será suspenso, uma forma de cumprir regras preventivas contra as contaminações. A secretaria de saúde do município já começou a distribuição para os postos. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here