Início Notícias Consultório da Arari: Dr. Pedro Rafael tira dúvidas dos ouvintes sobre dores...

Consultório da Arari: Dr. Pedro Rafael tira dúvidas dos ouvintes sobre dores crônicas e fibromialgia; ouça

489
Dr. Pedro Rafael participou nessa terça-feira (10) do programa Araripina Urgente com Roberto Gonçalves

Por Cidinha Medrado

O programa Araripina Urgente desta terça-feira (6) recebeu no ‘Quadro Consultório da Arari FM’, o médico Pedro Rafael, especialista em ortopedia e traumatologia, oportunidade em que explicou para os ouvintes como se revela a fibromialgia, uma síndrome dolorosa caracterizada por experiências sensitivas e dores em várias articulações e estruturas do organismo, geralmente dores que vem incomodando há pelo menos três meses. Em sua experiência médica se surpreende que na região tenham muito casos.

“Não é simplesmente uma dor, podemos classificar como uma síndrome, que é um conjunto de sintomas. Geralmente aquela dor vem com outros percepções como ansiedade, insônia e depressão, quanto mais dor fica impossível dormir bem, isso vai gerando na vida da pessoa uma bola de neve de sintomas ruins, a dor desencadeia todo este processo e a pessoa diminui bastante a concentração, as vezes até no trabalho, o excesso de peso e hábitos alimentares também contribuem, tudo isso precisa ser avaliado em uma consulta com especialista, que dará orientações de acordo com cada tipo de tratamento ”, explicou o médico.

Existem várias causas para a dor crônica e a fibromialgia, entidades bem complexas, Dr. Rafael comentou que tratar a dor tornou-se um grande desafio da medicina e da ortopedia, tendo em vista que 37% dos brasileiros convivem com estes problemas, a cada dez pacientes, pelo menos 3, tem uma dor crônica. A fibromialgia não tem cura, é uma doença crônica, multifatorial, mas o tratamento pode promover um alívio, o que pode controlar os sintomas e reduzir a dor em até 30%.

“Cura não tem, mas existem pacientes que fazem um bom acompanhamento, uma dieta e conseguem estabelecer após o alivio das dores, uma rotina de exercícios juntamente com alguns medicamentos e acaba tendo uma fibromialgia compensada e sem muitas crises, um sono reparador e uma rotina saudável, que é praticamente como se fosse a cura, mas, a patologia pode voltar e a incomodar”, disse o especialista.

O diagnóstico é feito por meio de uma Anamnese, tipo coleta da história do paciente e análise da rotina. Uma pessoa que trabalha muito tempo sentada ou em home office por exemplo pode desenvolver problemas como dor na coluna, nos cotovelos, proveniente de quem trabalha na posição sentado, essa rotina precisa ser investigada.

“Determinar a história, fatores de risco, identificar se alguns destes critérios de insônia, depressão ou ansiedade e o exame físico que é uma das etapas principais para tentar identificar alguma região de onde desencadeia todo esse processo, é importante ser diagnosticado o quanto antes”, explicou.

O tratamento segundo Dr. Pedro, é feito em várias etapas, como comportamental e alimentar, evitar o tabagismo, e fazer uma dieta menos inflamatória, para assim que aliviar as dores, começar uma rotina de exercícios físicos que podem facilitar o controle da dor e tentar ter uma vida mais tranquila. Após estes cuidados, o paciente terá a introdução do tratamento com medicamentos que deve ser realizado por no mínimo seis meses.

“Observe que o tratamento é composto por vários pilares, depende tanto do paciente quanto do médico”, comentou. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here