Início Notícias Coluna da Folha: Paulo Câmara vai a Petrolina em momento de tensão...

Coluna da Folha: Paulo Câmara vai a Petrolina em momento de tensão com Miguel

525
Foto: Blog do Carlos Britto
Por Carlos Britto

O governador Paulo Câmara (PSB) estará em Petrolina, após uma agenda intensa no Sertão do Pajeú na semana passada. O socialista chega à cidade num novo momento, em que o prefeito Miguel Coelho (MDB) continua brigando para municipalizar os serviços de água e esgoto em Petrolina.

Isso porque a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que responde pelos serviços, há muito tempo não vem dando conta do recado como deveria. A grita dos petrolinenses por um melhor atendimento da parte da Compesa não é à toa.

Na cidade, é unânime a afirmação de que a empresa ganha muito em Petrolina, mas pega o dinheiro para investir em outras cidades (o chamado ‘subsídio cruzado’), deixando a população do principal município do Sertão do Estado sem investimentos à altura no abastecimento d’água e esgotamento sanitário.

Sem falar que a Compesa, quando precisa quebrar a pavimentação construída pela prefeitura para consertar algum reparo na rede, nunca deixa da mesma forma que encontrou. É, mas a municipalização não será uma briga fácil para Miguel.

A Compesa já deixou claro que o Estado, atendendo ao Novo Marco Regulatório do Saneamento, instituiu a Lei Complementar 455/2021, que veda a autonomia de municípios para decisões isoladas sobre a prestação de serviço de fornecimento de água e esgotamento sanitário. É em meio a esse cenário que Paulo e Miguel vão se encontrar mais uma vez. Essa queda de braço promete esquentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here