Início Notícias ‘Caneta’ de FBC perfura poços artesianos através da Codevasf no Agreste de...

‘Caneta’ de FBC perfura poços artesianos através da Codevasf no Agreste de Pernambuco

610

Por Altamir Pinheiro

Para quem não tem conhecimento o que é um poço artesiano, o hidrogeólogo Ricardo Hirata nos abastece de informação quando afirma que é um poço perfurado com diâmetro pequeno, grande profundidade e um detalhe importante: a água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície. “Quando essa pressão não é suficiente, temos de utilizar uma bomba”. O precioso líquido chega, através da zona subterrânea onde os espaços entre os grãos de cascalho, areia, argila ou rocha estão preenchidos por grandes veias  d’água, sendo que através de uma válvula é controlada a vazão natural ou o bombeamento, donde,  muitos desses poços, para felicidade da comunidade,  jorram água mineral pura!!!

Pois bem, a região do agreste meridional está sendo privilegiada e muito bem assistida pelos projetos de acumulação d’água que tem a caneta firme e forte do senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho, obras essas que são executadas através da CODEVASF. Os municípios de Capoeiras, Palmeirina e Garanhuns, nessa primeira etapa tem os projetos do pai e filho da região sertaneja e mais precisamente de Petrolina com presença marcante na região do agreste meridional.

A propósito,  foi uma das soluções inovadoras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para promover segurança hídrica à região sem custo algum para as comunidades  beneficiadas.  Por meio da superintendência regional em Petrolina (PE), os engenheiros e técnicos especializados da empresa usam painéis fotovoltaicos para converter o calor armazenado em energia para o bombeamento da água. De antemão, toda a região Agrestina agradece por esse belo trabalho que vem sendo executado pela Codevasf em nome do seu superintendente Aurivalter Cordeiro que não mede esforços para beneficiar os ruralistas e comunidades quilombolas em boa parte do Agreste Meridional de Pernambuco.

1 COMENTÁRIO

  1. O jornalista Altamir Pinheiro não economizou nas tintas quando inalteceu a importância da CODEVASF na política de melhoria na vida daqueles que necessitam do precioso líquido. E também do esforço do político pernambucano que representa o órgão no estado. E por que não elogiar o político que trabalha? Temos sim que perder o mal costume de só meter o cacete. E parafraseando o jornalista Altamir, quero bradar a todos brasileiros: “O nordeste tem cura”! Só falta vergonha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here