Início Notícias Banco Central mantém Selic em 13,75% e encerra maior ciclo de alta...

Banco Central mantém Selic em 13,75% e encerra maior ciclo de alta de juros desde 1999

334
Foto: reprodução

Autoridade monetária fez 12 elevações desde março de 2021; Copom diz que se ‘manterá vigilante’ sobre a inflação e continuará avaliando se estratégia será capaz de controlar os preços

Por Jovem Pan

Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciou nesta quarta-feira, 21, que irá manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A manutenção no atual nível quebra uma sequência de 12 altas consecutivas na taxa – que subia desde março de 2021 e registrou o maior ciclo de alta desde 1999, com a elevação de 11,75 pontos percentuais. A decisão foi dividida, já que sete dos nove membros optaram em manter a atual taxa de juros. Outros dois participantes do comitê defenderam uma “elevação residual” de 0,25 ponto percentual, o que faria a Selic atingir um patamar de 14%.

Em comunicado, o Copom afirmou que “optou novamente por dar ênfase ao horizonte de seis trimestres à frente, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora os seus impactos secundários. “.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma deflação em dois meses consecutivos após a última reunião do grupo. Sob a influência da redução nos impostos de combustíveis – com as sucessivas reduções nos preços anunciadas pela Petrobras, energia e telecomunicações, os números da inflação registraram queda.

O órgão ressaltou, ainda, que as expectativas de inflação para 2022, 2023 e 2024 encontram-se em torno de 6,0%, 5,0% e 3,5%, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here