Início Notícias Audiência no MPPE discute edital do concurso da Polícia Militar

Audiência no MPPE discute edital do concurso da Polícia Militar

580
alt

altPromotor pedirá revisão de item no edital do concurso da PM para acabar com polêmica.

Do JC Online / Foto: Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco realiza nesta segunda-feira (16) audiência para discutir possível discriminação no concurso da Polícia Militar. Representantes das secretarias de Defesa Social e de Administração foram convocados para prestar esclarecimentos. Segundo denúncia do Centro de Combate à Homofobia de Pernambuco, o edital exclui da seleção travestis, transexuais e homens trans.

A audiência foi convocada pelo promotor Maxwell Vignolli, da 8ª Promotoria de Justiça de Direito da Cidadania de Recife. Em entrevista ao JC, no último dia 6, ele explicou que o edital retira o direito de transexuais serem admitidos, ao prever a eliminação de quem apresentar as patologias constantes no CID-10 – Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“No CID-10, o transexualismo é tratado como transtorno de identidade sexual. Mas já existe entendimento de se mudar isso. O fato de uma pessoa ser transexual não a impede, à primeira vista, de exercer função policial. Aliás, a PM tem um soldado trans”, afirmou o promotor, que pedirá mudança no edital.

Também participarão da audiência, representantes do Centro de Combate à Homofobia de Pernambuco, responsável pela denúncia, e outras associações ligadas ao movimento LGBT no Estado.

Concurso

As provas do concurso da PM serão aplicadas no próximo dia 29, no Recife e Região Metropolitana e nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e Serra Talhada. Com a aprovação nos testes de habilidades e conhecimentos gerais, o candidato ainda será avaliado em aptidão física, psicológica, exames médicos e investigação da vida social.

Durante o período de treinamento, após aprovação em todas as etapas, o aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças receberá Bolsa-Auxílio de Formação Profissional no valor de R$ 970,42. Após nomeação, o soldado da PM receberá salário de R$ 2.319,88.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here