Início Notícias Araripina participa de encontro internacional sobre mudanças climáticas

Araripina participa de encontro internacional sobre mudanças climáticas

746
alt

Cidade assinou acordo de colaboração internacional firmado com outras cidades da América Latina e União Europeia

Por: Portal FolhaPE / Foto: reprodução

O município de Araripina, no Sertão pernambucano, localizado a 621 km do Recife, estará comprometida com o acordo de colaboração internacional contra a mudança climática ao longo do próximo ano. O compromisso foi firmado durante o primeiro encontro do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10), em Bruxelas, capital da Europa.

A cidade de Araripina se destacou como uma das seis cidades brasileiras por suas boas práticas a favor da causa ambiental, justificativa para selecioná-la ao evento, financiado pela União Europeia a fim de impulsionar a troca de experiências entre cidades da América Latina e União Europeia para a implementação de uma nova agenda urbana e ambiental na região latino-americana.

O evento permitiu a apresentação, de forma oficial, das diferentes cidades latino-americanas participantes e as correspondentes cidades europeias com as quais estabelecerão a cooperação, além da definição dos temas prioritários que serão trabalhados de forma conjunta durante o próximo ano. No caso de Araripina a cidade europeia parceira é Santo Tirso (Portugal).

Nesse contexto, ficou definido que, em conjunto, a gestão de Araripina deverá delinear um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável, que deverá incluir atividades e projetos pilotos que possam ser realizados em curto prazo e promovam a pesquisa, os negócios e a comunidade local.

Além de Araripina, outras quatro cidades brasileiras e uma região paulista fazem parte do programa: Benedito Novo (SC), Belo Horizonte (MG); Vitória (ES), São Leopoldo (RS) e Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. As demais cidades da América Latina incluídas no programa estão na Argentina, Colômbia e México.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here