Início Notícias Araripina: Dr. Valmir Lacerda relembra título que recebeu de melhor prefeito do...

Araripina: Dr. Valmir Lacerda relembra título que recebeu de melhor prefeito do interior do Nordeste

852
Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o Blog

O ex-prefeito de Araripina Dr. Valmir Lacerda manteve contato com o blog nessa terça-feira (16), para recordar sobre um vídeo que publicou no You Tube, falando da extraordinária experiência de quando foi prefeito do município. É um documentário que conta as muitas conquistas da época.

O vídeo mostra a trajetória política de Valmir, e administrativa da cidade, em seguida, apresenta uma série de obras que influenciam no desenvolvimento da região até os dias de hoje, como a Delegacia, o Fórum da Justiça, o Matadouro, escolas, postos de saúde, faculdade, distrito industrial. Com isso, chegou a receber o título de melhor prefeito do interior do Nordeste naquela época.

Valmir Lacerda governou Araripina de 1º de fevereiro de 1983, até 31 de dezembro de 1988, e não em 1987, como diz o narrador no vídeo. Ele aproveitou para relembrar algumas ações. Comentou que por causa da dificuldade de comunicação com outras esferas, como estado e governo federal, as obras mais importantes foram construídas com recursos próprios.

“Eram recursos que sobravam do ICMS, do FPM, arrecadação e impostos do município, mas eu lhe digo, não tinha parentes empregados na prefeitura, e naquele tempo, já era obrigação mesmo de praticar a lei. Eu nunca usufruir desse direito e nem queria, graças a Deus foi um exemplo que deixei”, comentou.

Valmir Lacerda lamentou-se pelo roubo que houve no museu, pelo sumiço do primeiro relógio do prefeito Francisco da Rosa Muniz (Chico Ciço), de ouro, do Rádio que pertenceu ao primeiro prefeito, que foi Joaquim José Modesto, a espada da Polícia Militar que condecorou o Capitão Antônio Goianas da Silva e a primeira máquina fotográfica, entre outros bens culturais.

Valmir também relembrou a chegada do Padre Luiz Gonzaga. “Ele, o Padre Luiz Gonzaga chegou em 14 de junho de 1923, as 3 horas da tarde, inclusive, meu avô Capitão Francisco Ramos, era da Guarda Nacional, ele foi quem trouxe o padre a pedido de Francisco Rosa da Muniz, foi o primeiro vigário de Araripina”, lembrou.

Dr. Valmir não comentou sobre nenhum acontecimento contemporâneo e nem do momento de crise que se vive na saúde atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here