Início Notícias Arari FM: Programa Debate Geral fala sobre o trabalho o Hospital Santa...

Arari FM: Programa Debate Geral fala sobre o trabalho o Hospital Santa Maria no combate ao novo coronavírus; ouça

673

Participaram do programa o médico intensivista, Dr. Pedro Luna, a coordenadora da UTI, Drª Suela Delmondes, e a diretora do HMSM, Irmã Fátima Alencar

Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto

O jornalismo da Rádio Arari 90,3 trouxe na manhã deste sábado 12 de dezembro, o 127º programa Debate Geral. Tendo como âncora o radialista / jornalista Roberto Gonçalves, o tema abordado foi o trabalho do Hospital e Maternidade Santa Maria – HMSM, no combate à pandemia em Araripina e região.

Participaram do programa, a diretora do Instituto Irmãs Medianeiras da Paz, Fátima Alencar, o médico intensivista Pedro Luna, e à coordenadora da UTI do Hospital Santa Maria, Drª Suela Delmondes.

De início Irmã Fátima destacou os números dos atendimentos na unidade hospitalar, anunciando a chegada de mais dez leitos de UTI para o ‘Santinha’. “Mesmo com à pandemia o hospital tem que atender outras situações. A Maternidade continua atendendo. Já são quase dois mil partos realizados esse ano, clínica médica, os leitos de saúde mental que teve um aumento de procura justamente devido a pandemia. Foram 9 meses sem parar e a gente atendeu só de internamento com o novo coronavírus 300 pessoas, sendo 150 na UTI que hoje se encontra lotada (…) A Secretaria de Saúde Estadual entrou em contato conosco, e nesses próximos 15 dias teremos à disposição dos nossos pacientes, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva”, explicou.

À coordenadora da da UTI do Hospital Santa Maria, Drª Suela Delmondes, pediu mais responsabilidade aos jovens, e mais uma vez ressaltou o aumento dos números da doença na região. “A gente tem que se preparar para esse novo momento com ocupação máxima de leitos, porque tem chegado mais pacientes, inclusive mais jovens, estamos percebendo a mudança no perfil da faixa etária. Pedimos para a população que tenha mais consciência, nos ajude, só saia de casa realmente se for necessário, porque a gente já vislumbra a chegada da vacina e em breve a vida vai voltar à normalidade”, frisou.

O médico intensivista e responsável técnico pela UTI do Santa Maria, Dr. Pedro Luna, disse que estamos passando pela chamada ‘segunda onda’. “O aumento de casos veio bastante forte. Há pouco tempo nós estávamos com uma taxa de ocupação nos leitos de UTI de 60%, e após um momento de relaxamento (eleição) houve um aumento chegando a 95%. Essa é a nossa grande preocupação, porque um leito de UTI é difícil de ser montado, requer profissionais habilitados, toda uma equipe envolvida, insumos, que são remédios especiais, e por tudo isso, a gente pede à população que não relaxe e mantenham os seus cuidados, porque o vírus é realmente muito perigoso”, relatou.

Ouça o programa na íntegra:

Debate Geral vai ao ar todos os sábados pela Rádio Arari FM 90,3, sempre das 8h00 às 9h00, logo após o programa Nosso Encontro, que é apresentado pelo comunicador Eridan Bem. Vale a pena conferir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here