Início Notícias Arari FM: Debate Geral fala sobre o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro; assista

Arari FM: Debate Geral fala sobre o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro; assista

483
Foto: Blog do Roberto

Participaram do programa, o professor e historiador Araujo Souza, o militante das causas sociais, Bras Batista, o presidente da associação dos contabilistas de Araripina, Jacó Saraiva e o empreendedor social e ex-vereador de Ipubi, Daniel Torres (por telefone)

O jornalismo da Rádio Arari FM 90,3 trouxe na manhã deste sábado (23), o 259º programa Debate Geral. Tendo como âncora o radialista/jornalista Roberto Gonçalves, o tema abordado foi o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

É bem provável que você já tenha ouvido alguém falar sobre a tripartição dos poderes públicos e a sua importância para a preservação do sistema político de um país. Um desses três poderes é o Legislativo, que tem como função primordial a elaboração e a revisão do conjunto de leis que rege a vida das pessoas e o funcionamento do Estado. Mas você já sabe como isso acontece?

O programa Debate Geral deste sábado te ajudará a entender melhor a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. O objetivo é ajudar você a refletir sobre as perguntas: “Afinal, o nosso legislativo é eficiente? E o que podemos fazer para melhorá-lo?”

Nossa estrutura política dos poderes públicos está baseada na concepção histórica de Montesquieu, que defendeu a divisão de três níveis de poder: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Esses poderes atuam de maneira independente e harmônica, devendo se equilibrar e se fiscalizar nos níveis federal, estadual e municipal.

o Poder Legislativo tem suas várias funções definidas no Título IV, Capítulo I da Constituição. As principais delas estão ligadas à criação de leis e fiscalização do executivo. A nível nacional, é exercido pelo Congresso Nacional por senadores e deputados federais. A nível estadual, temos as Assembleias Legislativas, na qual atuam os deputados estaduais. Por fim, a nível municipal, existem as Câmaras Municipais, na qual atuam os vereadores. Assista o programa na íntegra:

O Debate Geral vai ao ar todos os sábados pela Rádio Arari FM 90,3, das 9:00 h às 10:00 h, logo após a primeira edição do programa Nosso Encontro, que é apresentado pelo professor e comunicador Eridan Bem. Vale a pena conferir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here