Início Notícias Alepe: Secretário apresenta relatório indicando diminuição de evasão escolar

Alepe: Secretário apresenta relatório indicando diminuição de evasão escolar

648
Alepe: Foto: reprodução

Comissão de Educação da Assembleia Legislativa recebeu, nessa terça, o secretário estadual da pasta para a apresentação do relatório dos resultados educacionais de 2018. Frederico Amâncio apresentou os números de uma série histórica que se iniciou em 2015 e destacou que o índice de abandono escolar no último ano teve redução de 10% nas séries finais do Ensino Fundamental e 20% no Ensino Médio.

Outros destaques do relatório ficaram por conta do crescimento no número de ofertas de  vagas, do aumento da rede de escolas em tempo integral, que já atende 57% dos estudantes de Ensino Médio, e da elevação do número de matrículas, que, segundo Amâncio, foi o melhor dos últimos quatro anos. “Mas a gente também tem feito um investimento grande, por exemplo, na ampliação da rede de escolas técnicas estaduais, de ampliação de ofertas de cursos técnicos para poder dar mais oportunidades. Para além disso, a gente já ampliou a oferta de cursos técnicos por educação a distância. Hoje já temos mais de 100 polos de educação a distância ofertando cursos técnicos”. 

Para o secretário, é motivo de felicidade ter um número maior de jovens de escolas públicas indo para a universidade, mas é importante lembrar que a conclusão do Ensino Médio melhora outros índices como os de segurança e até os de meio ambiente.  “Então a gente tem, sim, claro, uma preocupação da gente poder ter mais tempo de estudo, cada vez com melhor qualidade, mas também pensar em ampliar as oportunidade dele para vida como um todo.”

Representantes do Colegiado de Educação, os deputados Teresa Leitão, do PT, Diogo Moraes, do PSB, Professor Paulo Dutra, do PT, e Romero Sales Filho, do PTB, fizeram intervenções pontuais sobre o relatório. Dentre as cobranças, a importância da agilidade da secretaria no que se refere às emendas parlamentares destinadas à área educacional.

Segundo Frederico Amâncio, a pasta conta com uma área especializada para tratar do assunto. Ele sugeriu que houvesse uma maior interação entre os deputados e a secretaria a fim de melhorar a viabilidade da execução das emendas.

O deputado Romário Dias, do PSD, presidente da Comissão, fez elogios ao secretário e destacou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, o Idep. Segundo Romário, o resultado aponta que a educação no estado está no rumo certo. “É muito bom isso. É uma prova de que a criançada tá aprendendo, tá se capacitando e que o ensino educacional em Pernambuco, em todos os seus períodos, tá avançando muito. Isso é muito bom para Pernambuco. Isso é muito bom para o Brasil, e que Pernambuco sirva de exemplo para outros estados”.

Outro destaque da reunião foi a possibilidade de a Alepe contribuir, por meio de emendas parlamentares, com a aquisição de cadeiras de rodas para estudantes da Rede Estadual que apresentem dificuldades de locomoção. Para ser efetivada, a proposta necessita de aprovação de uma lei que regulamente a doação por parte do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here