Início Notícias “O não pagamento do Garantia Safra está deixando as Associações de Araripina...

“O não pagamento do Garantia Safra está deixando as Associações de Araripina vazias”, diz sindicalista

960

A afirmação foi feita neste domingo (30), por Antonio Barros, no Programa do Sindicato dos trabalhadores Rurais, na Rádio Arari FM

Por Roberto Gonçalves / Foto: Arquivo Blog do Roberto

O não pagamento Garantia Safra aos agricultores de Araripina, no Sertão de Pernambuco, está deixando as associações de trabalhadores rurais com pouca frequência. A afirmação foi feita neste domingo (30), por Antonio Barros, no Programa do Sindicato dos trabalhadores Rurais, na Rádio Arari FM.

“A gente tem visto o esvaziamento nas associações por conta do não pagamento do Garantia Safra. Na hora de fazer o cadastro para receber o seguro, as salas ficam lotadas, mas depois que foi avisado que não ia sair o pagamento, aí a gente viu o esvaziamento nas reuniões das associações e isso é muito ruim, porque nós precisamos ficar cada vez mais fortalecidos”, lamentou Barros.

O sindicalista lembrou aos agricultores, a importância de todos comparecerem as reuniões. “A gente pede que parem com essa história de dizer que só vão para a Associação se tiver o Garantia Safra. Associado que pensa dessa forma, é bom que seja feita uma avaliação desse agricultor, porque ele não está entendo o sentido da associação”, disse Antonio Barros.

Entenda o caso

Uma regra criada ainda no governo da presidente Dilma do PT, pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Governo Federal, pode deixar os agricultores do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, fora do pagamento das parcelas do Programa Garantia Safra 2017/2018.

A informação foi confirmada ao Blog do Roberto, pela gerente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Araripina, Marlene Rezende. “Nós realmente recebemos um ofício do MDA nesse sentido, mas ainda não tem nada de concreto se os agricultores irão receber ou não. laudos que foram feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina, juntamente com uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, indicam que teve um aumento na produção no ano passado de apenas 2%, sendo que o IBGE decretou perda da safra de 40 %, quando para se ter direito ao seguro, é necessário uma perda acima de 50%”, explicou.

Caso realmente seja confirmado o não pagamento do Garantia Safra 2017/2018 , cerca de 5 mil e 700 agricultores ficarão sem receber o benefício, o que significa dizer, que deixaria de circular cerca de R$ 4 milhões na economia do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here