
O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco em Araripina, Tião do Gesso (PSB), que se opõe a Raquel Lyra no estado e tem como figura central em nível nacional o prefeito de Recife João Campos, filho de Eduardo Campos, tem trabalhado os últimos dias no planejamento estratégico da campanha.
Por outro lado, tem avançado em três frentes:
No campo político, busca aglutinar forças dissidentes do palanque de Raimundo Pimentel e de outros segmentos; de forma concreta, avançou entendimentos com o médico Dr. Valmir Lacerda Filho e outros agentes políticos e sociais de Araripina. Mantém diálogo perene com o Republicanos, que tem chapa a vereador e também com outros partidos com lideranças expressivas, com e sem chapas de vereador.
Internamente, vem se reunindo com seu Núcleo de planejamento e estratégia, já com implantação gradual da estrutura mínima de pré-campanha;
Trabalha há quase um mês com pratas da casa na gravação de sua história através de um documentário. Segundo Tião do Gesso, a sua intenção, é que as pessoas o conheçam sua história de forma nua e crua, sem glamourização, muito menos arrodeios para contar as fases mais duras de sua vida. Tião tem deixado claro para os mais íntimos que devem se acostumar com a sua história e não se envergonhar do passado difícil de serrista e de trabalhador que vendeu pipoca, confeitos e salgadinhos para ajudar a criar a família. Segundo Tião, o que não pode prevalecer é a história contada por adversários no calor de campanhas acirradas. Assista vídeo:
O documentário já colheu 95% das imagens e a expectativa do pré-candidato é que as emissoras de rádio aceitem ao menos exibir o áudio, dando ao mesmo um pouco do espaço já conferido a outros pré-candidatos que são mais afeitos ao uso das mídias tradicionais de forma antecipada.
Tião do Gesso tem buscado ampliar o palanque e já tem em mente ao menos duas estratégias de largada de sua campanha efetiva, cada uma apropriada ao desfecho da disputa dentro do antigo grupo do atual prefeito.