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Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2024

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Foto: divulgação

Cadastro começa no dia 22 de novembro e deve ser realizado pela internet até o dia 26 de dezembro 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, inicia o processo de matrícula para o ano letivo de 2024 da Rede Estadual de Ensino a partir do dia 22 de novembro. O cadastro deve ser realizado pelo site www.matricularapida.pe.gov.br, que é voltado para estudantes novatos dos ensinos fundamental e médio. O sistema estará disponível a partir das 7h e o prazo de inscrição, nesta etapa, segue até o dia 26 de dezembro. A Rede Estadual possui escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 500 mil estudantes.

Para 2024, foram ofertadas 175.201 vagas para estudantes novatos, das quais 97.903 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre. Portanto, nesta etapa estão sendo ofertadas 77.298 vagas, sendo 10.762 distribuídas no Recife, 18.211 nos demais municípios da Região Metropolitana e 48.325 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Do total de vagas disponíveis para 2024, 23.991 são para o ensino fundamental (anos finais) e 53.307 para o ensino médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste conjunto de vagas para o próximo ano, estão sendo disponibilizadas 36.780 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 14.587 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 22.193 no interior.

Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas nesse processo, pois o ingresso nessas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo.

Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet em mais de 300 escolas.

Efetivação de Matrícula 

Entre os dias 02 e 12 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação. As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 24 e 26 de janeiro.

Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição do Cadastro 2022, cópia da Certidão de Nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3×4 recente.

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