Início Notícias Programa Emprega + Senai vai qualificar trabalhadores no Araripe; ouça entrevista e...

Programa Emprega + Senai vai qualificar trabalhadores no Araripe; ouça entrevista e saiba como participar gratuitamente

534

Por Cidinha Medrado para o blog

Com a pandemia do novo coronavírus a taxa de desemprego no Brasil alcançou 14,1% no trimestre entre setembro e novembro de 2020 e foi o mais alto percentual para esse trimestre, desde 2012. O total de desempregados no país chegou a 14 milhões. No início de 2021, o percentual de desempregados subiu para 20%. Cerca de 7 milhões a mais de pessoas sobrecarregadas com os problemas causados pelo desemprego e pela pandemia. O país iniciou 2021 atingindo número recorde de mal-aventurados.

Na manhã desta segunda (26), o programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, expôs o assunto em uma breve discussão com o diretor do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no Araripe, Josemberg Laurentino. Ótima oportunidade para falar do novo modo de capacitação que está sendo preparado pelo órgão em dois métodos, o “Emprega mais Empregados e Emprega mais Desempregados”, uma série de cursos de capacitação de mão de obra que será lançado nesta terça-feira (27), as 16 h, em uma reunião remota, onde serão apresentadas as diretrizes de como empresas e trabalhadores podem participar.

“Nós qualificamos a mão de obra e ofertamos para o mercado de trabalho ou aperfeiçoamos quem já está no mercado de trabalho. Vamos ofertar 150 vagas de diversos cursos para que as empresas possam qualificar seu trabalhador ou para os que e querem retornar ao mercado de trabalho com mais qualidade e mais produtividade’, disse Josemberg.

Para participar, as empresas devem cadastrar o CNPJ no portal do Senai, onde vão adquirir vouchers, para que seus trabalhadores possam participar dos cursos. O trabalhador também poderá se inscrever pelo site do SENAI, individualmente.

“O passo a passo de como ganhar os vouchers será apresentado durante a reunião. O ‘Voucher Novo Emprego’ equivale a cursos de até 150 horas, que poderão ser feitos em EAD ou presencialmente, já estamos organizando isso de acordo com os protocolos”, explicou Josemberg.

Todas as partes práticas dos cursos serão ministradas na sede do SENAI.

A presença deve ser confirmada pelos telefones (87) 3873 8700/(87) 9 9114 2889 e ainda pelo e-mail fernando.nascimento@sistema.fiepe.org.br, o lançamento será na plataforma Zoom. Os cursos são gratuitos, uma parceria com o Ministério da Economia. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here