Início Notícias Presidente Dilma confirma e tira o Piauí do programa dos carros pipa

Presidente Dilma confirma e tira o Piauí do programa dos carros pipa

860
alt

alt

CONFIRMADO: GOVERNO DO PIAUÍ EXCLUÍDO DO PROJETO CARRO-PIPA
O governo do Piauí foi mesmo excluído do projeto carro-pipa do governo federal. A confirmação é da secretária estadual de Defesa Civil, Simone Pereira. Ela esteve em Brasília, para onde foi chamada para tratar do assunto em dois ministérios. Primeiro foi com a assessora do ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais. Depois, esteve na Casa Civil. Nas duas reuniões ouviu sempre a mesma história: “o governo federal decidiu não mais injetar dinheiro para a seca nos governos estaduais. Daqui pra frente, a partir de 2014, tudo será feito diretamente pelo Exército com as prefeituras”, disse o assessor do planalto. A secretária perguntou se havia alguma comunicação por escrito em torno disso aos govenadores e prefeitos. A resposta lacônica foi: não. Em seguida, a reunião foi encerrada.

RETALIAÇÃO
Simone Pereira agora não tem mais dúvidas de que se trata realmente, de retaliação para com o governo do Piauí, pela posição política assumida pelo governador Zé Filho(PMDB) de apoiar o candidato do PSDB a presidência da República, senador mineiro Aécio Neves. A secretária justificou porque. Segundo ela, em 2014, os Estados do Ceará, Alagoas, Sergipe e Paraíba. foram comtemplados com verbas para carros-pipas que somam R$ 50 milhões.

PIAUÍ DE FORA
No dossiê da secretária constam dois ofícios assinados pelo então secretário de Defesa Civil Ubiraci Carvalho e enviados ao General Adriano Pereira Júnior, Secretário nacional de Defesa Civil pedindo socorro financeiro R$ 18 milhões. O 1º datado de 14 de novembro de 2013. O 2º tem a data de 20 de janeiro de 2014. Ubiraci morreu pouco tempo depois de assinar o segundo ofício e o dinheiro não veio.

NÃO VAI MAIS
Ante o exposto, a secretária revelou que não vai mais Brasília porque se sentiu humilhada nos ministérios por onde andou. Vai tocar o programa carro-pipa com recurso do Estado. Para tanto já tem um Parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado.

SÃO MAIS DE MIL CARROS
Ao todo o projeto carro pipa conta com mais de mil carros nos municípios castigados pela seca. A maioria terá atendimento do Exército com verba federal. Uma parcela de 300 carros será atendia apelo Estado com recursos próprios.

CADASTRAMENTO
Prefeito que desejar a operação do Exercito via 25º BC deve vir a Teresina para cadastrar seu município. O cadastro será enviado a Brasília para análise. O problema é a burocracia, pois, quem tem sede não pode esperar e quer beber.

Fonte: 180graus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here