Início Notícias Prefeitura de Padre Marcos-PI e ONG Chapada firmam parceria para implantação da...

Prefeitura de Padre Marcos-PI e ONG Chapada firmam parceria para implantação da Feira da Agricultura Familiar

76
Por Piauí em Foco / Foto: Cleidiano Henrique

Há cerca de um ano, desde agosto de 2018, a ONG, contratada pela Chapada do Piauí para execução do serviço, tem prestado assistência técnica para cerca de 270 famílias de 4 municípios do Complexo e seus entornos, dentre elas, 53 famílias padremarcoenses dos povoados Pé do Morro e Canto Alegre.

Na última sexta-feira (16), o prefeito de Padre Marcos (PI), Valdinar Silva, recebeu para reunião a equipe da Organização Não Governamental Chapada, sediada no município de Araripina (PE) e com 25 anos de atuação na área. Em pauta, a parceria para instalação da Feira da Agricultura familiar no município, projeto prontamente apoiado e abraçado pelo gestor padremarcoense.

Na ocasião, os membros da ONG levaram ao prefeito os detalhes do trabalho de otimização da agricultura familiar realizado através do projeto do Complexo Eólico Chapada do Piauí, o qual envolve parte do território de Padre Marcos na exploração da energia eólica.

Há cerca de um ano, desde agosto de 2018, a ONG, contratada para execução do serviço, tem prestado assistência técnica para cerca de 270 famílias de 4 municípios do Complexo e seus entornos, dentre elas, 53 famílias padremarcoenses dos povoados Pé do Morro e Canto Alegrete.

“Esse projeto vem justamente contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, onde a ONG Chapada , juntamente com o responsável pelo Complexo da Serra, que é a Chapada do Piauí, fez essa parceria por toda a experiência que temos para trabalhar com as famílias que estiverem no entorno do Parque”, explicou Thales Antônio de Oliveira Matos, coordenador técnico do projeto e membro da ONG Chapada.

Durante um ano, até o ponto atual de comercialização das produções, os agricultores, previamente identificados em cada comunidade, foram apresentados ao projeto e, de livre vontade, adentraram e abraçaram o plano.

Cadastradas, as famílias passaram por atividades de acompanhamento e assessoria técnica, com visitas a locais de sucesso no desenvolvimento da agricultura familiar, promovendo o intercambio de experiências e oportunizando alternativas de viabilidade da cultura de hortaliças, grãos, frutas e animais. Além de gerenciamento de recursos hídricos e organização social. Enfim, todos os subsídios para as famílias produzirem para consumo próprio e também comercializarem seus alimentos.

Com recursos viabilizados através do BNDES, o projeto já apresenta resultados positivos com as famílias envolvidas organizadas em associações e, algumas produzindo de forma inédita enquanto outras, mais experiências, otimizaram suas atividades.

No povoado Pé do Morro, local antes sofrido pela estiagem, hoje possui famílias produzindo bem, como o Sr. Adécio, que cultiva amendoins. Produtor desde antes do projeto, o Sr. Adécio utilizou sua experiência e os novos conhecimento para otimizar sua plantação. Com 1kg de amendoins entregues pelo projeto para serem cultivados, o produtor conseguiu uma safra recorde para o local, com a colheita de 17 sacos de amendoim.

“No Pé do Morro, hoje 22 famílias produzem hortaliças para consumo, coisa que não faziam antes. Algumas inclusive vendendo já na própria comunidade”, destacou o coordenador Thales.

Apresentando sucesso nas etapas iniciais, o projeto, previsto para encerrar daqui 6 meses, segue com o apoio da administração municipal para a implantação da Feira da Agricultura Familiar, onde as equipes técnicas poderão auxiliar na comercialização dos produtos.

Em conversa com o Portal Piauí em Foco, o prefeito Valdinar Silva assegurou total apoio nesta etapa e reforçou seu compromisso, inclusive como homem do campo e líder oriundo de associação, de fomentar cada dia mais a produção agrícola do município, ofertando contrapartida para investimentos de acordo com as demandas das famílias envolvidas no projeto.

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Agricultura, Elton João, e os técnicos agrônomos Cícero Lima e Flávio Paiva, membros da ONG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.