
Desde o dia de ontem (7), forças de segurança de Pernambuco e Ceará executam conjuntamente ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária em várias frentes de atuação no limite de diversos municípios dos dois Estados. Na operação, batizada de ‘Divisa Integrada’, foram empregados 556 agentes.
A união entre a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) e a de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) tem por objetivo alcançar resultados expressivos no enfrentamento às mais diversas modalidades criminosas, garantindo a ordem e a paz social à população das regiões alvo.
As ações operacionais conjuntas desta sexta foram iniciadas ainda na madrugada e seguem até este domingo (9) nas cidades de Exu, Araripina, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte, em Pernambuco; e em Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Penaforte, Mauriti, Araripe, Campos Sales, Barbalha, Nova Olinda e Jardim, no Ceará.
As polícias Militar e Civil de ambos os Estados estão efetivando prisões em flagrante, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão, elaborando Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e apreendendo entorpecentes. Armas de fogo e armas brancas, por sua vez, estão sendo retiradas de circulação. Barreiras policiais também foram montadas nas principais rodovias em comum, para identificação de foragidos na Justiça e para o combate ao tráfico de drogas e de armas.
Tráfico
O tráfico de drogas, inclusive, é um dos principais focos da operação e elemento central no enfrentamento à criminalidade organizada, uma vez que está relacionado a diversos outros crimes, desde tráfico de armas e homicídios, a lavagem de dinheiro e extorsão.
Além de integrantes das polícias, estão participando da operação profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Científica, do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que vem realizando sobrevoos nas áreas, e demais servidores da SDS. Também estão mobilizados agentes da Polícia Federal e Polícia Penal do Ceará.