Início Notícias Petrolina: Chuvas levam prefeitura decretar emergência

Petrolina: Chuvas levam prefeitura decretar emergência

330
Foto: Blog do Carlos Britto

A vereadora governista Maria Elena (MDB) havia sugerido ao prefeito Simão Durando, na sessão plenária desta quinta-feira (4) na Câmara de Petrolina, anunciar estado de emergência no município em virtude das fortes chuvas ocorridas na madrugada de hoje. O que ela provavelmente ainda não soubesse era que o assunto já estava sendo analisado na reunião que o prefeito realizou em seu gabinete com o Comitê de Crise.

Com um volume de água já superando a barreira dos 100 mm em menos de 8 horas, Simão assinou um decreto que estabelece emergência em Petrolina. A medida permite que equipes de diversos setores da prefeitura sejam realocadas para ações de manutenção na cidade e outras atividades relacionadas ao atendimento da população afetada pelas chuvas. Segundo o prefeito, a decisão também visa a buscar recursos federais para a realização de obras estruturantes através do Plano Municipal de Macrodrenagem.

Após a reunião de balanço, Simão visitou diversas comunidades mais afetadas pelo temporal como o Jatobá, Henrique Leite, Avenida dos Tropeiros e Cosme e Damião, entre outras. O gestor determinou, desde as primeiras horas da manhã, mobilização máxima, com mais de 200 profissionais e diversas máquinas realizando serviços de manutenção de ruas, drenagem de pontos críticos de alagamentos e acolhimento social. De acordo com a Apac, Petrolina foi a cidade com maior intensidade de chuva no Estado.

Somando essa chuva ao que já caiu na cidade desde janeiro, já ultrapassamos toda a média anual. É o maior volume de chuva em décadas. E mais grave ainda é que tudo isso ocorreu em pouco espaço de tempo, sem interrupções. Esse grande volume tem gerado transtornos em muitos pontos da cidade. Com isso, além das ações urgentes das nossas equipes nas ruas, decretarmos hoje estado de emergência em Petrolina. Esse decreto nos permite buscar mais recursos para realizarmos ações fundamentais de resposta ao momento que a nossa cidade enfrenta. Seguiremos trabalhando incansavelmente, dia e noite, com todas as nossas frentes, para solucionar os problemas gerados por essa chuva histórica“, concluiu.

Deputados

A reunião e as vistorias tiveram também as presenças do deputado federal Fernando Filho e do estadual Antonio Coelho. Ambos se comprometeram em trabalhar politicamente para obter investimentos em caráter emergencial para o enfrentamento dos transtornos das chuvas em Petrolina. (Blog do Carlos Britto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here