Início Notícias Pernambuco recebe apenas 72 mil doses de vacina contra a dengue

Pernambuco recebe apenas 72 mil doses de vacina contra a dengue

353
Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou que recebeu, nesta sexta-feira (05/04), 72.020 doses de vacina contra a dengue. Trata-se da terceira remessa nacional disponibilizada pelo Governo Federal, que tem como meta expandir a vacinação para novas regiões do País. A distribuição para os 20 municípios da I Regional de Saúde do Estado (I Geres) começa na próxima segunda-feira (08/04). O início das imunizações ocorre de acordo com a organização e a estratégia da gestão de saúde de cada município.

O público-alvo da vacinação, neste início, são as crianças entre 10 e 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) direcionou a 1ª dose (D1), em Pernambuco, para esta faixa etária, com o intuito de ampliar o número de municípios no acesso ao imunobiológico, diante da quantidade limitada de doses recebidas neste momento. A estratégia Federal, o PEI-PE destaca, abrange a população de 10 a 14 anos.

“Trata-se de uma notícia muito boa. Mostra a parceria forte entre a Secretaria e o Ministério da Saúde. É um reconhecimento de Pernambuco dentro rede nacional contra as arboviroses. É mais saúde para o povo pernambucano, nesse caso para as nossas crianças, que vão ter acesso às doses contra a dengue. A vacina chega numa hora oportuna, em virtude do crescimento dos casos em Pernambuco”, afirmou a secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de saúde básica com cartão de vacinação e documento de identificação com foto. A SES-PE reforça que o esquema completo da imunização é feito em duas doses, com intervalo de três meses.

“Os pais ou responsáveis têm que levar as crianças para se vacinar e fortalecer seus filhos contra mais uma doença, que é a dengue. Já alinhamos com as secretarias de saúde dos municípios contemplados e, tão logo eles se organizarem, vão iniciar a vacinação. O Estado oferece mais uma oportunidade de imunização para os pernambucanos”, afirmou a superintendente estadual de imunizações, Jeane Tavares Torres.

LOCALIDADES BENEFICIADAS

Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here