Início Notícias Pernambuco realiza mutirão de exames com crianças com microcefalia

Pernambuco realiza mutirão de exames com crianças com microcefalia

33
Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (Seas), realizou, nesta segunda-feira (10/06), o primeiro mutirão de exames de raio-x e consultas pré-cirúrgicas em 22 pacientes diagnosticados com microcefalia que são acompanhados pela SES. A ação, que é mais uma etapa da execução do cronograma de assistência apresentado em maio deste ano, foi promovida no setor de Ortopedia Pediátrica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), zona Oeste do Recife.

O médico ortopedista Epitácio Rolim coordenou os atendimentos clínicos e explica que os mutirões também servirão para avaliar a técnica cirúrgica de quadril que vai ser utilizada em cada paciente. “Quando não é mais indicada uma relocação do osso do quadril, nós fazemos a reconstrução do quadril, que é outro tipo de cirurgia chamada de ressecção artroplástica. As duas técnicas são para melhorar a qualidade de vida da criança. A atualização do raio-x também serve para prevenirmos possíveis deformidades e intervir precocemente”, destaca.

Na ocasião, as crianças também foram avaliadas quanto à aplicação de toxina botulínica e à necessidade de passar por rizotomia dorsal seletiva (SDR) e cirurgia de escoliose. Os pacientes que tiveram a indicação de algum dos três procedimentos, já saíram do HGV, nesta segunda-feira, com os encaminhamentos necessários para posteriores agendamentos.

O segundo mutirão ocorrerá no mês de julho deste ano, também no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ideia é que todas as crianças em lista de espera atualizem seus exames de imagens e recebam os encaminhamentos pré-operatórios necessários dando assim mais celeridade ao fluxograma de cirurgias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here