Início Notícias Pernambuco pode enfrentar 4° ano consecutivo de seca, 116 municípios já fazem...

Pernambuco pode enfrentar 4° ano consecutivo de seca, 116 municípios já fazem racionamento

575
alt

alt

No Sertão, o quadro é mais delicado, além de amargar baixos índices de abastecimento, o período chuvoso já está indo embora.

Do Blog da Folha

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) fez uma previsão preocupante. Segundo a Apac, o Estado de Pernambuco pode entrar no quarto ano consecutivo de seca já que está chovendo 70% abaixo da média prevista no Estado.

A estiagem deixou o nível dos principais reservatórios em situação preocupante. E o número de municípios que enfrentam racionamento no Estado já chega a 116, dos 173 atendidos pela Compesa. Hoje, o Agreste, com 60% de um total de dois milhões de moradores passando por racionamento de água, enfrenta a pior condição dos últimos quatro anos.

Com capacidade para 327 milhões de metros cúbicos, o Sistema Jucazinho, que abastece 15 municípios da região, encontra-se apenas com 11,4%. Outros nove reservatórios estão em colapso, entre eles Machado, no Brejo da Madre de Deus, e Ipaneminha, em Pesqueira, ambos também no Agreste. O que ameniza o quadro nessa área, de acordo com a Apac, é a possibilidade de chuva entre março e julho.

Já no Sertão, o quadro é ainda mais delicado: além de amargar baixos índices de abastecimento, o período chuvoso já está indo embora. Lá, o racionamento já atinge 44% da população (cerca de 1,58 milhão de pessoas). “As chuvas têm ficando 70% abaixo da média climatológica. A expectativa não é boa”, analisou o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here