Início Notícias Panorama Industrial do Sertão do Araripe aponta pessimismo no terceiro trimestre de...

Panorama Industrial do Sertão do Araripe aponta pessimismo no terceiro trimestre de 2023

378
Foto: reprodução

Em levantamento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a 3ª edição do Panorama Industrial do Sertão do Araripina aponta que indicadores ainda estão abaixo dos 50 pontos, indicando um cenário de pessimismo entre as indústrias da região, durante o terceiro trimestre de 2023. Trata-se de pesquisa primária, com aplicação de questionários para empresas dos diversos ramos industriais do Araripe.

O índice que mede o volume de produção ficou em 41,1 pontos, um avanço de 7,7 em relação ao trimestre passado, mas que, ainda assim, indica queda na produção industrial. O movimento também acontece na evolução do número de empregados, que atingiu 42,7 pontos, apontando que não houve aumento no número de empregados neste trimestre.

Com relação às condições financeiras das indústrias da região, o Panorama revela que os empresários não estão satisfeitos com suas condições financeiras e nem com sua margem de lucro e o acesso a crédito permanece sendo uma grande dificuldade da região. Dentre os principais problemas enfrentados pelo setor, destacam-se a competição desleal, a elevada carga tributária e a inadimplência com os clientes.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here