Início Notícias Araripina: Geriatra da Clínica Ter Mais Saúde atende nessa quinta-feira, 13 de...

Araripina: Geriatra da Clínica Ter Mais Saúde atende nessa quinta-feira, 13 de janeiro; ouça dicas de saúde

1165

Você pode agendar a sua consulta ou exame com a médica geriatra Drª Larissa Bernardo Tel 87 9 9656-0659

Geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos. O programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, trouxe orientações especiais, em relação aos cuidados com os idosos, através da geriatra Drª Larissa Bernardo, ela também respondeu atentamente alguns questionamentos feitos pelos ouvintes. Por causa da pandemia no novo coronavírus assuntos relacionados foram indispensáveis com saber o que fazer no caso de um idoso apresentar sintomas de gripe nesta época.

“Os pacientes idosos são os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, principalmente os que têm acima de 60 anos, a fragilidade na saúde desse publico está associada á vulnerabilidade do sistema imunológico por ser acometido com maior frequência por doenças crônicas. Isso faz com que ocorra maior chance de desenvolver um quadro grave da doença. Está mais vigilante á saúde desse idoso, principalmente em caso de tosse ou falta de ar e outro sintoma que é atípico do idoso, a sonolência excessiva ou agitação fora do comum, geralmente associada a uma mudança de comportamento”, disse ela, que orientou à família ou cuidadores a entrarem em contato imediato com o médico do idoso.

A epidemia da Covid-19, que começou na China, já deixou milhões de pessoas infectadas ao redor do mundo e milhares de mortos. Foi o assunto que dominou a sua participação no programa, por isso, a Geriatra não descartou a oportunidade de orientar sobre as formas de prevenção.

“Cuidados que se resumem a manter o idoso bem alimentado, com alimentos saudáveis, como frutas e verduras, mantê-lo bem hidratado, já que o paciente idoso não toma água com muita frequência e usar sempre os remédios de costume direitinho e as regras básicas de prevenção como uso de máscara, manter distanciamento junto aos familiares, realizar higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e 70, não compartilhar objetos pessoais, evitar apertos de mão, abraços e beijos e evitar sair de casa”, explicou a médica.

A Drª também explicou sobre o Alzeimer que é um distúrbio do cérebro que compromete a cognição, a memória e a capacidade de pensar com clareza. Ela, geralmente, dá os primeiros sinais ao redor dos 65 anos de idade e atinge mais de um milhão de pessoas no Brasil.

“Conforme a doença avança outras partes do cérebro podem ser atingidas, o que interfere na formação de novas memórias e no processo cognitivo. Um dos primeiros sintomas é a perda da memória recente. Com a progressão da doença aparecem sintomas mais graves, como a perda de memória de fatos mais antigos. A pessoa começa a repetir a mesma pergunta várias vezes, alterações do comportamento, como irritabilidade, agressividade, interpretações erradas das situações, alucinações e falhas na linguagem, entre outros como incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas”, disse ela.

No caso das doenças neurodegenerativas (que são enfermidades que afetam os nervos e fazem perder as qualidades naturais, com a perda progressiva da estrutura ou funcionamento dos neurônios, incluindo a morte celular). Os cuidados desde a juventude fazem toda a diferença por manter bem a saúde física e mental.

“As orientações que eu deixo é que devem realizar atividades físicas regularmente, ao menos três vezes na semana, a fim de evitar sedentarismo, optar por uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes, não tomar álcool em excesso, não fumar, manter o convívio familiar e social. No caso dos idosos, incentivar as atividades intelectuais”, orientou.

A geriatria é uma área com muitos assuntos a serem esclarecidos, e além de lidar com essas doenças, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas e fornece cuidados aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Se você ficou curioso ou com dúvidas, procure o Geriatra o quanto antes. Ouça:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here