Início Notícias Oposição articula estratégia para votação do ‘pacotão’ de Paulo Câmara na Alepe

Oposição articula estratégia para votação do ‘pacotão’ de Paulo Câmara na Alepe

576
Silvio Costa Filho (PRB), líder da oposição na Alepe

Oposição, inicialmente, é contra o projeto 2097/2018 – que aumenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do álcool, mas favorável à redução do ICMS do diesel de 18%

Por: Luiza Alencar / Folha de PE

Com o pacote de projetos de lei na pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Bancada de Oposição se reunirá para discutir e traçar as estratégias para a condução das propostas do Governo do Estado. Líder dos oposicionistas na Casa, Silvio Costa Filho (PRB) afirmou que o grupo se encontrará às 15h30, antes da audiência com o secretário da Fazenda em exercício, Bernardo D’Almeida – para prestar esclarecimentos no legislativo estadual – que está agendada para as 17h.

O deputado estadual esclarece que a oposição, inicialmente, é contra o projeto 2097/2018 – que aumenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do álcool. No entanto, é favorável à redução do ICMS do diesel de 18% para 16%. “O equívoco do governo foi juntar todos os projetos em um só sem ter transparência. Colocaram o aumento de vários impostos diferentes em um único projeto. Foi um erro do Governo do Estado encaminhar a proposta dessa forma”, ponderou.

Leia também:
Paulo Câmara reduz ICMS do diesel e cria Nota Fiscal Solidária

Além do aumento da alíquota do álcool, o projeto prevê ainda o recolhimento adicional de produtos como motos acima de 250 cilindradas, jóias, bijuterias, refrigerantes, além de água mineral em embalagem não retornável. Outro ponto é recolhimento da alíquota de automóveis que custam mais de R$50 mil. Favorável à construção de uma discussão do projeto, Sílvio Costa garante que votarão contra itens de aumento de veículo.

A taxa, que é de 12% em todo o Brasil, segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), iria, então, para 14% em Pernambuco.”Com esse aumento teremos o carro mais caro do Brasil“, acrescenta Silvio. No Projeto de Lei, o governo explica que o adicional de ICMS dos veículos será incluído no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, ajudando a financiar o pagamento anual extra de R$ 150 para os beneficiários do Bolsa Família.

PT
O líder da oposição também espera que o PT, que apoiou a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) no último pleito, participe da reunião da bancada antagonista e que a sigla se estabeleça como oposição. “Esperamos que o PT conclua esse processo porque eles foram eleitos como oposição”, completa Sílvio Costa Filho. Os deputados estaduais Teresa Leitão e Odacy Amorim foram convidados para o encontro. Após os esclarecimentos do secretário da Fazenda Bernardo D’Almeida, os deputados oposicionistas voltam a se reunir para definir a estratégia para a votação em plenário. “A bancada é contra qualquer tipo de aumento de impostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here