Início Notícias Número de desabrigados dispara no RS e afetados por chuvas passam de...

Número de desabrigados dispara no RS e afetados por chuvas passam de 2 milhões

135
Resgate de pessoas em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que está alagada em decorrência das fortes chuvas da região – Foto: Claudia Martini/Xinhua

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, no começo da noite deste sábado (11), que o número de desabrigados em todo o estado por causa das enchentes disparou desde o começo do dia, passando de 441 mil no final da manhã para 618,4 mil.

A disparada se deu principalmente por conta dos novos alertas de enchentes na metade sul do estado, que deve sofrer com o aumento no nível dos rios por causa da chuva que voltou neste final de semana e da vazão da água que segue represada e escoando lentamente do Lago Guaíba, na região de Porto Alegre, para a Lagoa dos Patos e ao oceano.

Segundo o órgão, já são mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas pelos temporais e enchentes que atingem o estado desde a última semana. 136 pessoas morreram, 806 estão feridas e 125 seguem desaparecidas.

Das pessoas fora de casa, 81 mil estão em abrigos – eram 71 mil no final da manhã – e 537,3 mil estão abrigadas nas casas de parentes ou amigos. Entre os que estão em abrigos, o governo determinou um reforço na segurança após o registro de denúncias de assédio, e seis pessoas foram presas.

Do total de 497 municípios de todo o estado do Rio Grande do Sul, 446 relataram problemas decorrentes da chuva. (Gazeta do Povo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here