Início Notícias Em protesto funcionários de hospital trabalham vestidos de preto em Araripina

Em protesto funcionários de hospital trabalham vestidos de preto em Araripina

477
alt

alt

O plantonista Raimundo explicou que os funcionários do HMSM trabalharão todos de preto nesta quinta- feira (25) (Foto: Ronaldo Lacerda)

O Hospital e Maternidade Santa Maria, entidade que integra a rede de 24 hospitais sem fins lucrativos de Pernambuco, localizado em Araripina, por seu representante signatário, vem a público reiterar a necessidade de novas medidas urgentes para a sua sustentabilidade.

O dia 25 de setembro, “Dia Nacional de Luto Pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, representa um protesto de alerta ao gestor federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições. O subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente, não tem perspectiva de solução próxima.

Esta ação é parte de uma mobilização nacional, que conta com a participação das mais de 2.100 instituições do país. O dia 25 de setembro será marcado pela paralisação dos atendimentos eletivos em todas essas unidades. Tal movimento das santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros, tem como base, entre outros, e especialmente, dívida atual no montante total de R$ 15 bilhões.

Em Pernambuco a Rede Hospitalar Filantrópica é composta por 24 instituições, detentoras de mais de 3 mil leitos hospitalares. Emprega mais de 12 mil trabalhadores e é alternativa única em alguns municípios em todo estado.

Em Araripina o Hospital e Maternidade Santa Maria funciona há 47 anos, e hoje conta com um quadro funcional de 116 servidores. Dispõe de 109 leitos com 95% de atendimento ao SUS.

Para se ter uma ideia, só em 2013 foram 25.644 atendimentos de urgência, 2.724 ocorrências por acidente motociclístico, 5.541 internações e 1.333 cirurgias realizadas.

Nesta quinta feira, 25/09, os funcionários do HMSM trabalharão todos de preto para apoiar o movimento nacional e estadual.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here