Início Notícias Morar Bem PE oferece parcela zero para famílias beneficiadas no MCMV FAR...

Morar Bem PE oferece parcela zero para famílias beneficiadas no MCMV FAR e FDS

141
Foto: ilustração

O Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado, vai pagar as prestações do financiamento habitacional para as famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, nas modalidades Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A parcela zero será dada às pessoas que não recebem benefício do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essas já são contempladas com o subsídio total na compra da casa própria, concedido pelo governo federal.

Com essa medida anunciada pela governadora Raquel Lyra, Pernambuco amplia o alcance das políticas de habitação, beneficiando aproximadamente 13 mil pessoas contempladas no MCMV FAR e MCMV FDS. “Essas famílias poderão residir em suas casas sem pagar parcelas e, com isso, vão poder destinar os recursos que seriam utilizados nas prestações para melhorar suas condições de vida”, diz a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

A governadora Raquel Lyra fez o anúncio durante um evento organizado por movimentos sociais de luta pela moradia em Pernambuco, incluindo AAST, MTST/PE, União Nacional por Moradia, MLST/PE e OLMD-PE, nesta quinta (23). O evento ocorreu em frente ao terreno do antigo Senai, em Água Fria, que foi doado pelo Estado para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social no âmbito do programa MCMV-FDS, também conhecido como Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Morar Bem PE

O Programa Morar Bem PE, do governo de Pernambuco, tem como principal objetivo proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda de todas as regiões do Estado, com renda familiar máxima de até dois salários mínimos. As linhas de atuação do programa envolvem ações de regularização fundiária, retomada de obras paralisadas e lançamento de novos contratos habitacionais, impulsionando os recursos do Minha Casa, Minha Vida com contrapartidas oriundas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis) e reforma de casas.

Resumo das ações do Morar Bem PE

Na modalidade Entrada Garantida há, atualmente, 6.072 imóveis disponíveis para compra, com 62.172 pernambucanos cadastrados. Desses, 44.763 concluíram o cadastro e 2.223 foram aprovados pela Cehab.

Em relação às obras retomadas, foram entregues chaves a famílias dos residenciais Jardim Jordão (272), Severino Quirino (192) e Mulheres de Tejucupapo (232). A expectativa é que o governo consiga retomar e entregar 4.505 unidades habitacionais.

Na parceria com o governo federal, o programa conseguiu a doação de 21 terrenos doados pelo Estado sob a coordenação da Cehab para o FAR e FDS.

No programa Minha Casa Minha Vida FAR já foram aprovadas 10.276 unidades habitacionais (UHs) pelo governo federal em PE, com 2.564 unidades a serem construídas por empresas selecionadas pelo Estado. No FDS são 12 terrenos doados pelo Estado com potencial para abrigar 3.056 habitações.

No que cabe à Perpart, dentro do Morar Bem PE, já foram emitidos 5.112 títulos de propriedade. Junto com os 320 títulos desembaraçados pela Cehab, são 5.432 escrituras de propriedade entregues a famílias pernambucanas. Atualmente, a Perpart toca 13.809 processos de regularização de propriedade no Estado. A meta é chegar a 40 mil até o final de 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here