Início Notícias Ministro da Justiça de Lula põe 100 anos de sigilo em cartão...

Ministro da Justiça de Lula põe 100 anos de sigilo em cartão de vacina

38
Foto: reprodução

Por Tácio Lorran / Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, repetiu a atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e negou acesso à própria carteira de vacinação, impondo 100 anos de sigilo sobre o documento.

A coluna solicitou à pasta, via Lei de Acesso à Informação (LAI), o cartão de vacinas de Lewandowski, mas o ministério negou o pedido, sob o argumento de que o documento continha dados pessoais.

“A LGPD está em harmonia com a LAI, conforme o art. 31, § 1º, inciso II, que estabelece que informações pessoais relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem possuem acesso restrito por até 100 anos”, prosseguiu.

DivulgaçãoMinistro da Justiça referendou decisão que determina 100 anos de sigilo sobre cartão de vacinação
Ministro da Justiça referendou decisão que determina 100 anos de sigilo sobre cartão de vacinação

Em nota à coluna, Lewandowski assegurou, porém, que seu cartão de vacinação está completo (leia a íntegra do comunicado ao fim desta reportagem).

O ex-presidente Jair Bolsonaro também negou todos os pedidos para divulgar o cartão dele. Foi a Controladoria-Geral da União (CGU), sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que determinou a liberação das informações, abrindo precedente para novas solicitações do tipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here