Início Notícias Ministério da Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30...

Ministério da Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

49
Foto: divulgação

Por Estadão

O Ministério da Saúde emitiu nota técnica na noite de quarta-feira (17) ampliando a vacinação contra a dengue para todas as pessoas de 4 a 59 anos, conforme aprovado pela bula do imunizante.

A estratégia tem como objetivo reduzir a perda das doses com vencimento no próximo dia 30 de abril e é válida somente para esse contingente próximo ao vencimento. Cabe aos municípios com doses da vacina próximas à data de vencimento a estratégia de ampliação.

A pasta diz não saber quantos dos 686 municípios que receberam o imunizante contra dengue têm doses próximas do vencimento.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo disse que, até a quarta-feira (17), possuía apenas 720 doses próximas ao vencimento e que serão aplicadas antes do dia 30 de abril. “Neste momento, a capital permanecerá com os mesmos grupos elegíveis para a aplicação da vacina contra a dengue, que são crianças de 10 a 14 anos, que residem ou estudem na cidade”, disse.

O Ministério da Saúde orienta a ampliação de 6 a 16 anos. Caso os municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas para toda a população de 4 aos 59 anos, conforme aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Essa medida só deverá adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante”, diz a pasta.

Segundo o ministério, todas as pessoas que receberam uma dose devem ter a segunda dose garantida.

adesão à campanha de vacinação contra a dengue, atualmente recomendada só para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é baixa no país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here