Início Notícias MEC admite erro na divulgação de resultados provisórios do Sisu

MEC admite erro na divulgação de resultados provisórios do Sisu

149
Foto: reprodução

O Ministério da Educação (MEC) admitiu nesta sexta-feira (2) que “houve uma divulgação indevida de resultados provisórios” do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não homologados, durante 25 minutos na manhã do dia 30 de janeiro. Segundo a pasta, a ocorrência está sendo rigorosamente apurada.

O resultado do Sisu, de acordo com o edital, estava programado para ser divulgado no dia 30 de janeiro. A divulgação indevida frustrou estudantes, que já estavam comemorando a aprovação no curso escolhido, mas depois do resultado atualizado perceberam que não haviam sido selecionados na chamada regular.

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 31 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada. O sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados”, explicou o MEC em nota enviada à imprensa.

No dia da divulgação do resultado, a página do Sisu se tornou instável e ficou fora do ar. No mesmo dia, o MEC informou que “identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação”, adiando a divulgação dos resultados para quarta-feira, dia 31. A lista divulgada no dia 31 divergiu do primeiro resultado que foi divulgado indevidamente.

Após o ocorrido, a União Nacional dos Estudantes (UNE) classificou a situação como “um grande absurdo” e informou que vai lançar uma plataforma para os candidatos denunciarem.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here