Início Notícias “Luta diária, têm que fazer muito com pouco”, diz Dr. Fernando Beserra...

“Luta diária, têm que fazer muito com pouco”, diz Dr. Fernando Beserra sobre o trabalho das Irmãs Medianeiras da Paz

217
Foto: Blog do Roberto

Cirurgião oncológico falou sobre a situação da saúde pública e câncer de Próstata; assista

Por Cidinha Medrado para o blog

O cirurgião oncológico Dr. Fernando Beserra participou do programa Araripina Urgente da última segunda-feira (16), e discutiu a situação da saúde pública no Brasil, especialmente em relação ao câncer de próstata.

“É uma situação muito difícil, porque os investimentos na saúde caíram muito. Isso afeta diretamente a qualidade dos serviços de saúde, especialmente em hospitais públicos”, disse o Dr. Fernando.

Ele também destacou a dificuldade enfrentada pelas irmãs do instituto medianeiras da Paz e também administram hospitais como regional Fernando Beserra em Ouricuri e o Santa Maria em Araripina, para manter o padrão de atendimento. “É uma luta diária, porque elas têm que fazer muito com pouco”, afirmou.

O Dr. Fernando também respondeu perguntas sobre o câncer de próstata, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas na maioria das vezes. Por isso, é fundamental fazer exames periódicos”, explicou.

Ele também esclareceu que o câncer de próstata não é contagioso e que a infecção por vírus, como o HPV, pode aumentar o risco de desenvolver a doença, mas não é a causa direta.

“O toque retal é um exame simples e importante para a detecção precoce do câncer de próstata. É fundamental que os homens superem o preconceito e realizem o exame regularmente”, afirmou o Dr. Fernando. Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here