Início Notícias Inflação medida pelo IGP-DI dispara a 1,0% em fevereiro, após 0,11% em...

Inflação medida pelo IGP-DI dispara a 1,0% em fevereiro, após 0,11% em janeiro

33
Foto: reprodução

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve alta de 1,0% em fevereiro, depois de avanço de 0,11% no mês anterior, com forte aumento da pressão dos preços tanto no atacado quando no varejo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O resultado ficou um pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 1,15% e levou o índice a subir em 12 meses 8,78%.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, teve alta de 1,03%, de variação positiva de 0,03% no mês anterior.

“As principais influências nos preços ao produtor vieram de ovos e milho, ambos impactados em fevereiro pelo mesmo fator: demanda elevada e baixa disponibilidade. No caso do milho, somam-se desafios logísticos, o que tem pressionado os preços de forma temporária, com potencial de afetar outros produtos da cadeia alimentar, especialmente as proteínas animais”, explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Dentro do IPA, os preços dos ovos dispararam 33,86% em fevereiro, depois de uma queda de 2,05% no mês anterior, enquanto o milho em grão passou a subir 4,80%, de recuo de 1,66%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – que responde por 30% do IGP-DI – mostrou que a pressão aos consumidores aumentou ao acelerar a alta a 1,18% em fevereiro, de 0,02% em janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here