Início Notícias Ibope e Datafolha mostram Aécio à frente de Marina, mas empatados tecnicamente

Ibope e Datafolha mostram Aécio à frente de Marina, mas empatados tecnicamente

810
alt

alt

Ibope e Datafolha apontam queda da candidata do PSB às vésperas da eleição e alta do tucano. Dilma lidera nas duas pesquisas

As últimas pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Ibope antes da eleição, divulgadas na tarde deste sábado, apontam que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ultrapassou numericamente a candidata do PSB, Marina Silva, pela primeira vez, mas os dois continuam empatados tecnicamente nas estimativas dos votos válidos – que desconsideram os brancos e nulos. Os dois institutos apontaram, desde o último levantamento, divulgado na quinta-feira, queda das intenções de voto em Marina e alta na preferência por Aécio.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, segue liderando, com cerca de 20 pontos de vantagem, nos dois levantamentos, a disputa no primeiro turno. Pelo Datafolha, Dilma tem 44% dos votos, e de acordo com o Ibope, 46%. Em um eventual segundo turno, a candidata do PT aparece como vencedora em todas as simulações feitas pelos institutos de pesquisa.

No Datafolha, o tucano subiu dois pontos percentuais, de 24% para 26%. No Ibope, a alta foi mais acelerada, de 22% para 27%, diferença de cinco pontos percentuais. O percentual de preferência de Marina caiu de 27% para 24%, segundo o Datafolha. O Ibope apontou um recuo ainda mais acentuado, de 28% para 24%.

É a primeira vez que a disputa para o segundo turno é tão acirrada desde o embate entre Lula e Brizola na eleição de 1989, a primeira após o fim da ditadura. Na época, o candidato do PT terminou o primeiro turno com 16,08% dos votos contra 15,45% do pedetista – diferença então equivalente a 500 mil votos. Lula enfrentou no segundo turno, Fernando Collor de Mello, que teve 28,5% dos votos no primeiro turno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here