Início Notícias Hamas mantinha túnel de comando sob sede da ONU em Gaza, diz...

Hamas mantinha túnel de comando sob sede da ONU em Gaza, diz Israel

142
Foto: EFE/Forças de Defesa de Israel

As forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares, que ainda chamaram a estrutura de “nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas”.

Engenheiros do Exército conduziram repórteres de veículos estrangeiros pelas passagens recém-encontradas. A visita acontece em um momento de crise para a UNRWA, que lançou uma investigação interna para apurar as acusações de que a agência tinha militantes infiltrados. A entidade viu uma série de países doadores congelarem o financiamento devido a alegações feitas no mês passado por Israel de que alguns de seus funcionários também atuaram como agentes do Hamas.

Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para manchar o nome a UNRWA, que emprega 13 mil pessoas na Faixa de Gaza e tem sido uma tábua de salvação há anos para a população, que precisa de ajuda. A agência gerencia escolas, postos de saúde para cuidados primários e outros serviços sociais, além de distribuir ajuda.

A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra, que já dura quatro meses, contra a facção islâmica governante Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.

Os repórteres que participaram da viagem fortemente escoltada entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até o túnel revestido de concreto. Após vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa, eles chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here