Início Notícias Haddad diz que corte de gastos pode sair esta semana e faz...

Haddad diz que corte de gastos pode sair esta semana e faz dólar cair

48
Foto: reprodução

O dólar apresenta forte queda nesta segunda-feira (4), com investidores repercutindo a previsão de que o pacote de corte de gastos do Ministério da Fazenda será anunciado ainda nesta semana.

O anúncio foi feito pelo chefe da pasta, Fernando Haddad, em entrevista coletiva a jornalistas em Brasília. O mercado ainda segue de olho na eleição presidencial norte-americana, bem como nas decisões de juros dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos.

Às 14h19, a moeda norte-americana perdia 1,66%, cotada a R$ 5,772. Já a Bolsa disparava 1,64%, aos 130.224 pontos.

Em semana de agenda cheia, o mercado se volta a eventos externos e domésticos.

Na ponta brasileira, o destaque é a área fiscal. Haddad afirmou que as medidas de contenção de gastos públicos a serem anunciadas pelo governo estão “muito avançadas” do ponto de vista técnico e disse acreditar que o pacote será anunciado ainda nesta semana.

O ministro teve a viagem à Europa cancelada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo.

“Minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, se esta semana ou semana que vem seriam feitos os anúncios. Como o presidente [Lula] pediu para eu ficar e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que estejamos prontos esta semana para anunciar [o pacote]”, afirmou.

O ministro esteve com Lula na manhã desta segunda, mas afirmou que o encontro teve como pauta as reuniões do G20. Um novo encontro, na parte da tarde, será focado no tema fiscal.

Ele disse que há “várias definições” sobre as medidas de gastos e que o presidente passou o fim de semana trabalhando o assunto em contato com técnicos, mas não apresentou detalhes do pacote.

“Por deferência ao presidente, ele que vai organizar a comunicação, a reunião da tarde tem essa finalidade, vamos aguardar algumas horas, ele que vai definir quem comunica, como comunica. Peço algumas horas para termos um encaminhamento da parte dele”, afirmou. (Folha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here