Início Notícias Governo Paulo Câmara espera captar recursos com Bolsonaro

Governo Paulo Câmara espera captar recursos com Bolsonaro

617

Após uma eleição marcada por cobranças ao agora ex-presidente Michel Temer (MDB) por recursos, mesmo continuando na oposição, o novo secretariado do governador Paulo Câmara (PSB) fala em esperar dinheiro federal para obras estratégicas. O primeiro escalão do socialista tomou posse nesta quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Nilton Mota, afirmou que haverá um ambiente de “parcerias institucionais”. Paulo Câmara também falou em diálogo, um dia após ter mandado recados para o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em seu discurso de posse.

“A pauta de Pernambuco a gente vai levar, sim, para o governo federal e tratar as coisas que interessam não só a Pernambuco, mas também ao Nordeste, como a transposição e a ferrovia (Transnordestina). É importante dizer que será uma relação institucional, de parceria, não só com o governo federal, mas também com os municípios”, disse Mota. “No momento o que a classe política e a sociedade querem não são conversas políticas, e sim trabalho trazendo cada vez mais olhar para as pessoas que mais precisam”.

Apesar disso, o secretário afirmou que não há ainda nenhuma conversa agendada com representantes do governo federal.

“Vamos ter calma nesse processo, isso tudo tem seu tempo. A gente tem que respeitar o tempo de cada um. Estamos muito otimistas nessa possibilidade das parcerias que são necessárias para Pernambuco”, disse o secretário da Casa Civil. “Os palanques já estão desarmados”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto, afirmou que a relação do governo estadual com o federal vai ocorrer “naturalmente”. “A partir de pautas que interessam tanto ao Estado quanto ao governo federal. Há várias pautas comuns que dependem de atuação conjunta. Então acho que isso vai acontecer naturalmente, ao longo do tempo as equipes, técnicas além dos atores políticos vão se entrosando para alcançar aí os melhores resultados”.

Em entrevista coletiva após a posse do secretariado, o governador evitou comentar as primeiras medidas do novo governo. “Eu acompanhei pouco, mas não tem surpresa. Ele está fazendo o que disse que ia fazer na campanha. Eu espero que nós tenhamos oportunidade de apresentar agendas de Pernambuco e do Nordeste”, frisou.

Obras

Agora à frente de obras estratégicas e que dependem de recursos federais, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, prometeu que o governo vai dar andamento a empreendimentos como as barragens na Mata Sul, prometidas desde o governo Eduardo Campos (PSB), a Adutora do Agreste e ao Miniarco.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

De acordo com Batista, a prioridade é de dar eficiência aos gastos públicos. “Toda a equipe que foi montada vai trabalhar nesse sentido de utilizar melhor os recursos, sejam de fontes próprias do Governo do Estado ou de fontes do governo federal. E fazer tanto o aumento de captação como a melhora no uso do recurso, fazer mais serviços utilizando menos, trazer efetividade”, afirmou.

“Essa equipe que o governador Paulo Câmara montou já tem toda a estratégia definida para trazer os recursos, para executar as obras”, disse ainda. “Há todo um entendimento com o foco de trazer os recursos e fazer as obras, prestar contas na maior brevidade possível e atingir essas metas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here