Início Notícias Governo Bolsonaro autoriza construção da ferrovia ligando Piauí ao Porto de Suape,...

Governo Bolsonaro autoriza construção da ferrovia ligando Piauí ao Porto de Suape, passando por Araripina

542
Foto: reprodução

Nova ferrovia será alternativa à Transnordestina paralizada por corrupção desde o governo Lula

A mobilização que reuniu a bancada federal do Estado e o setor empresarial, em torno de uma alternativa para a ligação ferroviária entre o Piauí e o Porto de Suape, e que vai passar por Araripina, conquistou um grande avanço nesta quinta-feira. O ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, assinou a autorização para que a mineradora Bemisa construa e explore uma ferrovia de 717 quilômetros conectando Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

O ministro deu início, ainda, ao processo de consulta pública para que a Ilha de Cocaia seja retirada da área do Porto Organizado de Suape, o que possibilitará a movimentação de cerca de 20 milhões de toneladas de minério por Suape. Ao sair da chamada Poligonal do Porto, a ilha se torna viável para a instalação de um terminal privado de minério de ferro e, com isso, viabiliza a construção da ferrovia ligando o interior do Piauí ao atracadouro pernambucano.

O investimento previsto no projeto é de R$ 5,7 bilhões, com a expectativa de gerar milhares de empregos para os pernambucanos. O grupo Bemisa, um dos maiores do País no ramo de exploração e exportação de minérios, é o investidor privado captado pelo Governo de Pernambuco, em 2019, para escoar o minério por Suape. A empresa, com sede em Minas Gerais, formalizou o interesse em viabilizar a ferrovia ao Minfra no dia 2 de setembro deste ano.

A solicitação de construção da nova ferrovia entre o Piauí e Pernambuco é uma alternativa à Transnordestina, iniciada em 2006 e que permanece inacabada por conta de corrupção nos governos Lula e Dilma e sucessivos atrasos na obra, a cargo da TLSA, empresa responsável pela concessão do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here