Início Notícias Estudantes pernambucanos conquistam vaga no Torneio Nacional de Robótica

Estudantes pernambucanos conquistam vaga no Torneio Nacional de Robótica

59
Foto: divulgação

A fase nacional acontece de 28 de fevereiro a 2 de março em Brasília e reunirá mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas do País

Oito equipes de estudantes pernambucanos, sendo sete da Rede SESI de Educação e uma da Escola Visão (Recife), irão disputar o Torneio Nacional de Robótica, maior competição de robótica educacional do Brasil, que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março e vai tomar o Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF), reunindo 263 equipes e mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas públicas e privadas de todo o país. Os jovens disputarão a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica, que acontece em Houston, nos Estados Unidos, no próximo mês de abril. A equipe Kyrios Lego, do SESI Araripina, também está na lista das participantes.

Os alunos participarão em quatro modalidades: FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools (F1). As equipes da FLL e FTC foram selecionadas durante o Torneio Regional de Robótica, que aconteceu nos dias 2 e 3 de fevereiro, no SESI Paulista. As equipes das modalidades FRC e F1 in Schools passaram direto para a etapa nacional. Além dos estudantes pernambucanos, também foram classificados durante a fase regional outras duas equipes: uma de Alagoas e outra de Sergipe.

No torneio, os estudantes devem buscar soluções para desafios e mostram todo o conhecimento e as habilidades desenvolvidas com a robótica. Com diferentes temas a cada ano, esta temporada foi batizada de “Masterpiece” e desafia os alunos e alunas a pensar como o teatro, o cinema, a música e o design permitem criar o futuro. O torneio acontece em quatro modalidades que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores. Além disso, eles também desenvolvem ações sociais e projetos de inovação.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo ressalta a importância da Robótica Educacional na vida dos jovens e destaca que a conquista da vaga em um Torneio Nacional de Robótica mostra a capacidade dos estudantes pernambucanos. “A Robótica vai muito além de uma competição. Ela tem o poder de alavancar o jovem para o seu próprio protagonismo. Quem participa de um torneio como esse consegue desenvolver inúmeras habilidades socioemocionais, além de impulsionar os conhecimentos em diversas disciplinas”, avalia.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here