Início Notícias Estado de emergência é renovado em municípios do Sertão do Araripe

Estado de emergência é renovado em municípios do Sertão do Araripe

919
alt

alt

Municípios do Sertão pernambucano tiveram o decreto de ‘situação de emergência’ pelo governo do estado renovado . Na última quarta-feira (23) foi publicado no Diário Oficial do estado, o decreto 40.647, que reconhece a situação das cidades que estão com os níveis hídricos abaixo das condições satisfatórias, em decorrência dos efeitos da estiagem.

Entre as cidades do Sertão nesta condição estão Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e outras 34 cidades de Pernambuco. 

De acordo com informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambucano (Codecipe), o decreto foi renovado por 180 dias a partir de um parecer técnico elaborado através de um relatório  da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa). Nem a chuva que chegou à região no mês de março foi suficiente para preencher os reservatórios de modo satisfatório.

Segundo a Codecipe, o decreto habilita o fortalecimento das ações que já vinham sendo feitas nas áreas afetadas pela estiagem, como a distribuição de caixas d’água e filtros, recuperação de barragens, operação de carro-pipa e instalação de poços. Além de possibilitar obras na área de reestruturação, a decisão é importante para a captação de recursos junto aos ministérios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here